Presidenciais

Mariana Leitão ainda acredita na passagem de Cotrim de Figueiredo à segunda volta

Em declarações aos jornalistas, a presidente da Iniciativa Liberal sublinha que o cenário não está confirmado uma vez que a contagem de votos ainda não terminou.

Loading...

Mariana Leitão, líder da Iniciativa Liberal, disse, em reação aos primeiros resultados presidenciais, que ainda tem esperança que João Cotrim de Figueiredo passe à segunda volta.

Em declarações aos jornalistas, por volta das 21:40, disse não querer adiantar muito, uma vez que os votos não estão todos apurados.

"O cenário não é confirmado, neste momento em que não temos ainda os resultados finais", afirmou, numa breve declaração.

A líder da IL, que chegou ao quartel-general da candidatura de Cotrim Figueiredo pouco antes das 22:00, reafirmou, perante a insistência dos jornalistas, que acredita que Cotrim Figueiredo consiga passar à segunda volta.

"Eu, sinceramente, em relação aos resultados nós ainda não temos os resultados finais, é cedo para estarmos ainda a assumir grandes discursos proclamatórios e, portanto, eu gostava mesmo de aguardar com serenidade", retorquiu.

Além disso, Mariana Leitão saudou a diminuição da abstenção o que mostra que as pessoas estão mis interessadas, mais convictas e com mais vontade de participar democraticamente.

"Deixe-me começar por deixar uma nota de agradecimento aos portugueses que, sem dúvida, saíram do sofá e vieram votar, uma votação expressiva e taxas de abstenção reduzidas em relação aos últimos 20 anos", assinalou.

Em sua opinião, a campanha de Cotrim Figueiredo, que "foi extraordinária, mobilizadora, de esperança e de futuro", contribuiu para que as pessoas também "saíssem do sofá" e fossem votar.

Questionada sobre Cotrim Figueiredo valer mais do que a IL, Mariana Leitão disse que é algo que a deixa extremamente contente.

"Eu ficaria preocupada se fosse ao contrário como se verificou já que há vários candidatos que valem bastante menos do que os partidos que os apoiaram", concluiu.

Cotrim Figueiredo, que chegou acompanhado de um dos quatro filhos à unidade hoteleira onde está a passar a noite eleitoral, não quis prestar declarações à entrada seguindo, em passo acelerado, em direção ao elevador onde, quando questionado sobre se estava confiante, respondeu apenas muito.

Durante a campanha eleitoral, Cotrim Figueiredo insistiu, sobretudo na última semana, de que ter Seguro e Ventura numa eventual segunda volta seria uma "tragédia".

Com Lusa