Presidenciais 2026

"Façam deste dia de eleições o dia da festa da democracia"

João Cotrim Figueiredo foi o segundo candidato presidencial a votar, cumpriu o dever cívico na Escola Marquesa de Alorna, em Lisboa. O candidato a Belém começa por dizer que gosta muito de eleições e deixa um apelo: "Venham votar, tragam os netos, façam deste dia de eleições o dia da festa da democracia". "Não deixem os outros escolher por vós", sublinha ainda.

Loading...

Acompanhado de um dos filhos e de uma das netas, Cotrim Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), lembrou que a escolha do sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa é algo importante para as pessoas.

Ao todo, 11 candidatos foram admitidos pelo Tribunal Constitucional para disputar a Presidência da República, numa eleição com quase 11 milhões de eleitores recenseados. Será eleito o candidato que obtiver mais de metade (50%) dos votos validamente expressos, ou seja uma maioria absoluta, não se considerando como tal os votos em branco.

Caso tal não aconteça, um cenário que muitos apontam como provável, a 8 de fevereiro, haverá um segundo sufrágio ao qual concorrerão apenas os dois candidatos mais votados. E, nesta segunda volta, será eleito o candidato que obtiver maior número de votos.

Acompanhe aqui ao minuto o dia eleitoral