Presidenciais 2026

"É altura de silêncio": Presidente Marcelo recusa pronunciar-se sobre resultado das eleições

"Não me posso pronunciar" sobre os dois candidatos da segunda volta disse o Presidente da República, esta terça-feira. Acrescenta ainda que "os portugueses já mostraram que a pré-campanha e a campanha foram muito importantes. A participação eleitoral subiu muito e, isso é muito positivo para a democracia portuguesa".

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República
Loading...

A chegada ao hotel em Estrasburgo, onde esta quarta-feira vai participar numa sessão do Parlamento Europeu comemorativa dos 40 anos da adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), o Presidente Marcelo não quis fazer comentários sobre as eleições para eleger o seu sucessor.

"Não me posso pronunciar" sobre os dois candidatos que seguem para a segunda volta, disse, optando por sublinhar que "os portugueses mostraram que a pré-campanha e a campanha foram muito importantes. A participação eleitoral subiu muito e, isso é muito positivo para a democracia portuguesa".

António José Seguro e André Ventura são os dois candidatos que vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais. Em quem votará, Marcelo Rebelo de Sousa não revela, mas diz que já está "esclarecido" sobre o seu voto.

O Presidente da República recorda que em 1986 "também houve uma abstenção muito baixa na segunda volta, porque esta permite um novo momento de participação cívica dos portugueses".

“A participação ocorre porque os portugueses têm noção da importância das eleições”, afirmou Marcelo, acrescentando que "os debates esclareceram muito a campanha".

Marcelo disse, ainda, estar pronto para partir "para um novo capítulo da vida".