Presidenciais 2026

Seguro afasta-se do socialismo? "São os valores e as causas da minha vida"

António José Seguro e André Ventura trazem argumentos, no primeiro e único debate antes da segunda volta das eleições Presidenciais, para apelar ao voto no dia 8 de fevereiro.

Loading...

O candidato às eleições presidenciais António José Seguro recusa que se esteja a afastar do socialismo e destaca que o PS é o seu partido. Contudo, no debate desta terça-feira, refere que a sua candidatura se dirige a todos os portugueses.

"Sou um defensor acérrimo da liberdade, da economia de mercado, do estado social, da justiça social, de uma prosperidade que prospera mas que não deixa ninguém para trás. São os valores e as causas da minha vida e continuo a defendê-las", afirma.

Contudo, diz que se dirige a todos os portugueses e que, é por isso, que têm apoios quer da direita, quer da esquerda ou de pessoas sem quadrantes. No frente a frente, promete ser um Presidente da República da "união".

"Foi por isso que ao fim de 11 anos me dispus a servir o nosso país, com muito entusiasmo e muita confiança no talento dos portugueses", remata.

Primeiro e único debate da segunda volta

António José Seguro e André Ventura trazem argumentos, no primeiro e único debate antes da segunda volta das eleições Presidenciais, para apelar ao voto no dia 8 de fevereiro.

O frente-a-frente de 75 minutos, transmitido por RTP, SIC e TVI, acontece no Museu do Design, em Lisboa. É moderado por um jornalista de cada estação: Carlos Daniel, Clara de Sousa e Sara Pinto.

De acordo com o editar do apuramento geral dos resultados, António José Seguro, candidato apoiado pelo PS, reuniu 31,11% dos votos. Já André Ventura, apoiado pelo Chega, teve 23,52% dos votos.

Ao contrário do que aconteceu na primeira volta, uma coisa é certa: na segunda, um deles será o próximo Presidente.

A campanha oficial para a segunda volta arranca esta quarta-feira e decorre até ao dia 6 de fevereiro. De acordo com a Lei Eleitoral do Presidente da República, o período oficial de campanha começa no dia seguinte ao da afixação do edital apuramento geral, afixado esta terça-feira, pelas 12:00, à porta do Tribunal Constitucional.

O atual Presidente da República, eleito em 2016, é Marcelo Rebelo de Sousa, que termina o seu mandato em março de 2026.

Desde 1976, foram Presidentes António Ramalho Eanes (1976-1986), Mário Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006), Cavaco Silva (2006-2016).

Só uma vez as eleições presidenciais tiveram duas voltas. Foi em 1986, no célebre duelo Freitas do Amaral - Mário Soares.