Portugal venceu esta segunda-feira o Luxemburgo por 9-0, no Estádio do Algarve, num jogo a contar para a qualificação do Europeu de 2024 e continua invicto com seis vitórias em seis jogos.
Sem o capitão Cristiano Ronaldo para este encontro, o selecionador Roberto Martínez mudou meia equipa em relação à partida frente à Eslováquia.
Gonçalo Inácio, uma das novidades na equipa inicial inaugurou o marcador, aos 13 minutos. após cruzamento de trivela de Bruno Fernandes. Cinco minutos depois, o outro Gonçalo, Ramos, dilatou a vantagem portuguesa num remate dentro da área luxemburguesa.
Aos 34 minutos, Ramos após passe de Leão tirou um adversário do caminho e aproveitou para bisar no encontro. Ainda na primeira parte, aos 45+4, Inácio fez o quarto golo luso, numa jogada idêntica à do primeiro golo.
No segundo tempo, aos 57 minutos, Diogo Jota fez o quinto após um grande passe de Bruno Fernandes. Dez minutos mais tarde, o recém entrado Ricardo Horta fez o gosto ao pé e fez o 6-0 num grande remate.
Aos 77, Jota "imitou" Ramos e Inácio e bisou também após receber um bola perdida . Seis minutos depois, Ricardo Horta recuperou a bola a meio-campo e serviu Bruno Fernandes para o oitavo da “Equipa das Quinas”.
Aos 88 minutos, João Félix fechou o marcador com um belíssimo golo ao ângulo.
Ao fim de seis jogos neste apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, Portugal mantém-se invicto com 18 pontos em seis jogos. Os comandados por Roberto Martínez apontaram 24 golos e não sofreram qualquer golo.
Este resultado sobre o Luxemburgo (9-0) é a maior de sempre da Seleção Nacional, superando as goleadas contra o Liechtenstein e Kuwait, todas por 8-0.