A poucos dias do arranque da maior prova do futebol europeu, várias seleções já estão na Alemanha e foram recebidas em festa. Pelas ruas das principais cidades do país é impossível alguém passar e ficar indiferente às iniciativas ligadas ao Euro 2024.
A 17ª edição do Campeonato Europeu de Futebol realiza-se este verão na Alemanha. Dez cidades vão receber as 24 seleções que estão em prova: Berlim, Colónia, Munique, Frankfurt, Hamburgo, Dortmund, Leipzig, Gelsenkirchen, Estugarda e Düsseldorf.
Os adeptos terão ao dispor fan zones com instalações para a exibição pública dos jogos.
O UEFA Euro 2024 começa dia 14 de junho, em Munique, e termina com a final, em Berlim, a 14 de julho. Como anfitriã, a Alemanha vai disputar o jogo de abertura com a Escócia.
Desde 1972 que a Alemanha participa em todas as edições do Euro, tendo vencido em 1972 e 1980 (ainda como República Federal) e em 1996. Em 1988, a República Federal da Alemanha recebeu a prova, mas este ano é a primeira vez que o país organiza a competição após a reunificação.
Depois de 27 de novembro de 2018, dia em que foi anunciada a escolha do Comité Executivo da UEFA, ficando para trás a outra candidatura, a da Turquia, a Alemanha pôs os pés a caminho (como se costuma dizer) e começou a preparar o grande evento do futebol europeu.
O troféu do Euro 2024 andou em digressão pela Alemanha, acompanhado sempre pela mascote. Juntos, percorreram as dez cidades anfitriãs, que esperam receber milhões de visitantes durante o Campeonato da Europa.
O simpático Albärt e a fussballliebe
A mascote do Euro 2024 foi apresentada pela primeira vez no jogo amigável entre Alemanha e Colômbia em Junho de 2023, na Arena AufSchalke e não mais parou.
O simpático ursinho de peluche foi escolhido através de uma votação realizada no site UEFA.com e junto de crianças em idade escolar um pouco por toda a Europa, através do programa Futebol nas Escolas da UEFA.
Cinco meses depois, em novembro, foi apresentada a fussballliebe, a bola oficial da competição. De acordo com o site da UEFA, o seu design representa o movimento da bola e a energia do futebol através de formas de asas pretas acentuadas com bordos, curvas e pontos coloridos.
O vermelho, azul, verde e laranja, cores destacadas a negro, celebram a vibração que as nações participantes levam para o torneio e a pura simplicidade do futebol que atrai tanto amor por parte dos adeptos de todo o mundo, lê-se no site da UEFA.
As ilustrações de cada um dos estádios do torneio aparecem na bola juntamente com o nome de cada cidade-anfitriã.
Para além de utilizar poliéster reciclado e tinta à base de água, é fabricada com materiais biológicos. Cada camada da bola foi ajustada para incluir materiais como fibras de milho, cana-de-açúcar, polpa de madeira e borracha.
O Euro mais sustentável de sempre
Em parceria com a Federação Alemã de Futebol e as autoridades públicas, a UEFA quer tornar o Euro 2024 no Campeonato da Europa mais sustentável de sempre e ser um modelo a seguir para eventos globais deste tipo.
O torneio reúne pessoas do Mundo inteiro e é uma grande plataforma de informação, que quer lutar por mais sustentabilidade no desporto.
“Fire”
A música oficial do Euro 2024 vhama-se “Fire” e é interpretada por MEDUZA, OneRepublic e Leony.
Composta pelo cantor e produtor norte-americano Ryan Tedder, vocalista dos OneRepublic, a música “incorpora o fervor e o espírito dos adeptos de futebol e da música por igual”, explicou a UEFA em comunicado.
“Fire” será tocada ao vivo na cerimónia de encerramento do Euro 2024, marcada para 14 de julho em Berlim.
A segurança durante o Euro 2024
A Alemanha tem vindo a preparar-se para responder a possíveis ameaças de segurança durante o Euro, numa altura em que existem conflitos militares na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Um desafio especial está relacionado com a proteção da seleção ucraniana, que disputará os jogos da primeira fase em Munique, Düsseldorf e Estugarda.
Centenas de polícias alemães têm participado em vários exercícios de preparação para o Campeonato Europeu, como o de 23 de abril, na vila de Stützerbach, em Ilmenau.
O objetivo é proteger os 2,7 milhões de adeptos esperados nos jogos, as bases das 24 seleções presentes na competição e os 10 estádios que vão acolher os 51 jogos.
Para responder a possíveis ameaças, a Alemanha criou um Centro Internacional de Cooperação Policial (IPCC), em Neuss, com todas as nações que participam no torneio a enviarem peritos, sendo esperado um total de cerca de 300.
As funções, em conjunto com as autoridades alemãs, a Europol e a UEFA, consistem em controlar e coordenar todas as medidas de segurança a partir de uma enorme sala de conferências de 500 m2, equipada com 129 computadores.
"Cada país conhece melhor do que ninguém quem pode criar problemas, com os especialistas estrangeiros presentes em Neuss a poderem identificá-los mais rapidamente”, explicou Oliver Strudthoff, diretor do IPCC.
As zonas destinadas aos adeptos serão igualmente objeto de vigilância apertada, em especial a criada em Berlim, com uma capacidade de várias dezenas de milhares de visitantes por jogo.
"Estamos a preparar-nos com todos os órgãos de segurança para lidar com todos os tipos de ameaças. A polícia terá grande presença em todos os locais e onde houver movimento de adeptos", garantiu a ministra do Interior alemã à imprensa Nancy Faeser.
A polícia alemã será apoiada por 300 oficiais dos países participantes no torneio, entre os quais Portugal. As autoridades alemãs consideram diversas ameaças, que vão desde crimes comuns, como pequenos furtos, e crimes de violência até ações de grupos terroristas e extremistas. Durante a competição vão existir, por isso, controlo de fronteiras.