UEFA Euro 2024

Vitinha: "Expectativas estão altas", mas favoritismo tem de ser provado "no campo"

A seleção nacional tem "grandes jogadores a jogar em grandes clubes", mas não basta ser bom "na teoria", lembra Vitinha.

Loading...

O médio Vitinha assumiu esta sexta-feira que as "expectativas estão altas" na seleção portuguesa para o Euro2024 de futebol, mas lembrou que as grandes equipas têm de provar o seu favoritismo "em campo e não em teoria".

"É preciso gerir bem as expectativas. Estão altas e isso é normal com a seleção que temos. Não devemos começar a pensar demasiado no futuro, mas sim no próximo jogo. É assim que devemos levar esta competição. Temos muita qualidade e quantidade. Isso não acontece muitas vezes", afirmou Vitinha.

O jogador de 24 anos, que atua no Paris Saint-Germain, falava aos jornalistas na primeira conferência de imprensa da seleção lusa na Alemanha, no centro de estágios em Marienfeld.

"Temos uma grande seleção, grandes jogadores a jogar em grandes clubes. Fica difícil lembrar quando se passou algo igual no passado. Mas, as grandes seleções provam isso no campo e não na teoria. É isso que temos de fazer neste Europeu. Mostrar dentro de campo", considerou.

Vitinha elogiou a receção que a seleção nacional teve na quinta-feira, na chegada à Alemanha, com milhares de emigrantes e habitantes locais a juntarem-se em Marienfeld, e abordou o primeiro jogo com a República Checa, em Leipzig, agendado para terça-feira, integrado no Grupo F.

"Será importante para marcar verdadeiramente a nossa presença no Europeu e demonstrar o quanto queremos ganhar. O primeiro jogo é sempre importante", referiu o médio, que vai participar pela primeira vez num Europeu.

A seleção portuguesa realiza esta sexta-feira o primeiro treino em solo alemão, numa sessão que será totalmente aberta, em Gutersloh, no estádio Heidewaldstadion, a 13 quilómetros de Marienfeld.

A sessão está agendada para as 18h00 locais (17h00 de Lisboa).

No Euro2024, Portugal, além da República Checa, defronta ainda no Grupo F a Turquia (22 de junho, em Dortmund) e a Geórgia (26, em Gelsenkirchen).

VISITE O ESPECIAL UEFA EURO2024