UEFA Euro 2024

Euro 2024: Roberto Martínez e Rúben Dias fazem a antevisão do Portugal-Chéquia

A Seleção Nacional tem a estreia no Euro 2024 marcada para esta terça-feira frente à Chéquia. O defesa Rúben Dias e o selecionador nacional Roberto Martínez fizeram a antevisão da partida que se realizará em Leipzig.

Loading...

A Seleção Nacional treina esta segunda-feira em Leipzig, onde na terça-feira defronta a Chéquia, naquele que será o seu jogo de estreia na fase final do Euro 2024, a decorrer na Alemanha.


"Não gosto muito de me fixar em favoritismos"

A condição física de Pepe é uma incógnita na Seleção Nacional, o futebolista do Manchester City que já fez parceria diversas vezes com o jogador do FC Porto, não revelou nenhum detalhe.

"Acho que está tudo bem", começou por dizer, acrescentando que não sabe quem jogará no eixo da defesa portuguesa.

Para o defesa central de 27 anos, as escolhas de Roberto Martínez resultaram num “bom mix”, em que a experiência se junta à juventude.

"Sentimo-nos prontos. Nesta altura temos um bom 'mix' de experiência, jogadores mais jovens também. Mesmo dentro da experiência, temos também a tal experiência juntos, em competições como esta. Temos de passar por dificuldades juntos e perceber onde podemos melhorar, e isso ajuda-nos a construir cada vez mais o espírito que temos de ter numa competição como esta", apontou.

Apesar de Portugal ser um dos favoritos a vencer o Euro 2024, Rúben Dias disse que que não gosta de se fixar em favoritismos.

“Não gosto muito de me fixar em favoritismos. Ao final das contas, sabemos da qualidade que temos e sabemos todos as condições que temos para fazer algo especial. Mas também, e acabei de o referir, depende sempre muito da capacidade que temos para nos juntar a cada momento. Sempre achei muito importante essa capacidade que temos de nos ligar outra vez e este, mais do que nunca, vai ser o resultado disso, dessa capacidade de, após uma época inteira, continuarmos frescos e com energia. Após as dificuldades, a capacidade de crescer durante a competição. Esse vai ser o nosso sucesso”, referiu.

No Euro 2024, o central dos citizens irá cumprir o seu quarto grande torneio de seleções, estando no limbo da experiência e da juventude, considerando que é uma consequência da sua carreira.

“Diria que, por consequência natural da minha carreira, acabo por ser um dos jogadores mais experientes no balneário. Temos jogadores mais experientes, mas acaba sempre por ser a consequência da tua carreira, conquistas, e da personalidade de cada um de nós. Sim, sou um dos mais experientes, digamos, 'mix' de idade com futebol. E da melhor maneira possível, tento passar isso para toda a equipa e usar o que acho importante para contribuir para o sucesso de todos nós”, afirmou.

Sobre a Chéquia, Rúben Dias sabe das dificuldades que a Seleção Nacional irá enfrentar diante uma formação que conta com jogadores “que podem ser perigosos”.

"Podia dizer nomes, mas não vou fazê-lo. O que nos pode criar problemas é a forma como jogam. Sabemos que podem ser perigosos e vamos fazer o nosso melhor para estarmos preparados", destacou.

"Não tenho superstições. Nasci no dia 13, a uma sexta-feira"

Tal como Rúben Dias, o selecionador nacional também foi questionado sobre como Portugal irá se apresentar frente à Chéquia. Martínez não se alongou nos detalhes mas revelou em primeira mão um dos titulares do encontro em Leipzig.

"Ainda não, mas só faltam 24 horas. Estamos perto. O importante para nós é que é muito claro o que queremos fazer. Mas ainda não falei com os jogadores. Temos mais um treino hoje e posso só dizer que o Diogo Costa vai estar na baliza, falei com os três guarda-redes e estão a trabalhar muito bem. Acho que eles precisam de preparação diferente antes do jogo, acho importante que o Diogo saiba que vai estar no 11", confidenciou.

A caminho da sexta participação em Campeonatos da Europa, Cristiano Ronaldo é o rosto da liderança de um grupo que apesar da veterania, também conta com o talento e irreverência de vários jogadores jovens. Martínez exaltou a importância do capitão e de Pepe, dois dos campeões europeus em 2016.

"É muito importante. A minha experiência em torneios europeus ou mundiais é que tem de haver essa mistura, de experiência e talento novo. Acho que temos isso muito bem representado. O Cristiano e o Pepe têm uma experiência que não há noutro balneário, são os dois jogadores mais velhos do torneio, e depois temos o João Neves, o Francisco Conceição, que estão a mostrar uma influência importante para nós. A mistura é necessária e está tudo ligado, com o mesmo foco, objetivo e compromisso. Isso é essencial para nós", definiu.

A Seleção Nacional tem uma história muito rica em Europeus nos últimos anos e os selecionadores têm tido algumas superstições, como Luiz Felipe Scolari ou Fernando Santos. Mas o atual comandante da seleção disse que não é uma pessoas de superstições.

"É uma resposta aborrecida, mas não. Não tenho superstições. Nasci no dia 13, a uma sexta-feira. Não sou pessoa para ter superstições", contou.

No Euro 2020, Portugal caiu ao pés da Bélgica, orientada pelo técnico espanhol, nos oitavos de final. Questionado se a Seleção Nacional está melhor do que há três anos, Martínez diz que são períodos diferentes, apontando a pandemia de covid-19 como diferença de uma competição para a outra.

"São torneios são diferentes. Estamos a falar de um Europeu durante o covid, em países diferentes, com estádios cheios e vazios. Não se pode comparar. O nosso balneário está preparado, temos 23 jogadores de campo que podem jogar amanhã e isso é o que vamos avaliar nos próximos três jogos", referiu.

Roberto Martínez lançou o desafio aos portugueses para escolherem uma alcunha para esta geração de jogadores que entrará em ação esta terça-feira na Alemanha. Confrontado sobre se já conseguiu definir este grupo de trabalho, o treinador espanhol exaltou a "paixão".

"Recebi muitas palavras e muitas ideias e acho que a melhor é paixão, é o que a nossa Seleção mostra. No treino, a vestir a camisola, a representar o nosso país. Apaixonados é a palavra que melhor descreve o grupo", rematou.

Portugal estreia-se na terça-feira no Euro 2024 com duelo frente à República Checa, em Leipzig, na Red Bull Arena, numa partida agendada para as 21:00 locais (20:00 em Lisboa) e que terá arbitragem do italiano Marco Guida. No Euro2024, além dos checos, Portugal defronta ainda no grupo F a Turquia (no sábado, em Dortmund) e a Geórgia (26, em Gelsenkirchen).