João Rosado

Comentador SIC Notícias

UEFA Euro 2024

Notas de um Euro: Diogo, a lenda a 10 de junho

Para ler logo pela manhã, de 14 de junho a 14 de julho, as "Notas de um Euro" do comentador da SIC João Rosado sobre a maior competição do futebol europeu, que este ano se realiza na Alemanha. A nota de hoje é sobre um penálti defendido no Dia de Portugal, num duelo entre seleções Sub 15, por um guarda-redes que se estreou nesse dia. Um tal de Diogo Costa.

Notas de um Euro: Diogo, a lenda a 10 de junho
FC Porto

Baris Cagras, lembra-se? Pois, não deve ter memória nenhuma deste médio esquerdo suíço. Aliás, antigo médio esquerdo. Aos 20 (!) anos retirou-se e ao que consta terá sido na Albânia, ao serviço do KF Laci, que passou a derradeira época (2018/19) como profissional. Ainda assim, o jovem Baris tem o seu cantinho na história do futebol português.

Em junho de 2014, já lá vão 10 anos, ao minuto 19 de um Portugal-Suíça entre seleções Sub’15, coube a Cagras a marcação de um penálti que podia ter dado uma vantagem de dois golos aos helvéticos. O guarda-redes não o consentiu e defendeu o remate da marca dos 11 metros, justificando plenamente a aposta do míster Filipe Ramos.

Diogo Costa (e o agora ex-SC Braga Abel Ruiz) em ação na final do Europeu Sub 17, entre Portugal e Espanha, em maio de 2016. Uma final vencida pela Seleção Nacional... no desempate por penáltis
TOFIK BABAYEV

Na baliza nacional estreava-se um tal... Diogo Costa, nascido em Rothrist (Suíça) mas de alma e coração lusitanos. Ou não tivesse vestido pela primeira vez a camisola das quinas a um 10 de junho.

Soccrates Images