Os quartos de final do Euro 2024 ficam este sábado concluídos com mais uma dupla jornada de futebol intenso, que promete emoções fortes.
Inglaterra-Suíça (17:00)
A seleção dos “três leões” escapou aos ‘tubarões’ e, em teoria, teria tudo para chegar à final. No entanto, o relvado conta outra história e a Suíça quer voltar a surpreender.
Os ingleses nunca tiveram a fasquia tão elevada. E não podia ter diferente para quem junta Kane, Bellingham, Foden, Saka e Alexander-Arnold (não cabem todos neste parágrafo) na mesma equipa. Mas a realidade é bem mais ‘cinzenta’. O golo de bicicleta da estrela do Real Madrid, que impediu a eliminação, não apaga as exibições pouco convincentes.
Já a Suíça tem sido uma das surpresas positivas deste Europeu. Os helvéticos ainda não perderam na competição, tendo ‘arrancado’ um empate contra a Alemanha e eliminado com autoridade, a Itália, campeã em título, nos oitavos de final. Xhaka comanda tudo, com a ajuda de Freuler, Aebischer e Ndoye, o influente trio do Bolonha.
- Onze provável de Inglaterra: Pickford; Walker, Stones e Konsa; Trippier, Mainoo, Rice e Shaw; Bellingham e Foden; Kane
- Onze provável da Suíça: Sommer; Schär, Akanji e Rodríguez; Widmer, Freuler, Xhaka e Aebischer; Ndoye, Embolo e Vargas
O primeiro jogo do dia realiza-se na Merkur Spiel-Arena, em Dusseldorf, e terá arbitragem do italiano Daniele Orsato. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 17:00.
Países Baixos-Turquia (20:00)
Os neerlandeses tiveram, talvez, a exibição mais impactante desta fase: o 3-0 contra a Roménia traduz bem a superioridade, mas o resultado até podia ter sido outro, não fosse tanto o desperdício ao longo do jogo. Desde a estreia, a “laranja mecânica” mostra desenvoltura no meio-campo e facilidade para criar perigo. A eficácia ainda deixa a desejar, mas a veia goleadora de Gakpo é a boa notícia.
Já a Turquia, derrotada por Portugal na fase de grupos, superou a Áustria, outra equipa ‘sensação’ deste Europeu, mesmo sem o maestro Çalhanoglu. Destaca-se o poderio ofensivo dos turcos. O jovem Arda Guler ainda não tem espaço no Real Madrid, mas já é uma referência nesta equipa. Kokçu, Wildiz e Yilmaz também dão garantias.
- Onze provável dos Países Baixos: Verbruggen; Dumfries, De Vrij, Van Dijk e Aké; Schouten, Simons e Reijnders; Malen, Depay e Gakpo
- Onze provável da Turquia: Mert Günok; Mert Müldür, Samet Akaydin, Abdülkerim Bardakcı e Ferdi Kadıoğlu; Okay Yokuşlu, Kaan Ayhan; Kenan Yıldız, Hakan Çalhanoğlu e Barış Alper Yılmaz; Arda Güler
O último jogo dos quartos de final vai ser disputado no Olympiastadion, em Berlim, e será dirigido pelo francês Clément Turpin. Para acompanhar aqui ao minuto, a partir das 20:00.