A Roménia estreou-se esta segunda-feira no Campeonato da Europa de futebol com uma vitória categórica, por 3-0, frente à Ucrânia, em jogo da 1.ª jornada do grupo E.
Num duelo com um desfecho surpreendentemente desequilibrado, era a seleção ucraniana que estava melhor no encontro até ao minuto 30, quando um erro do guarda-redes Lunin entregou “de bandeja” a bola aos romenos que, com um golaço do capitão Nicolae Stanciu, inauguraram o marcador.
O golo inverteu a tendência do encontro e a Roménia passou a ser “dona e senhora” da partida. Não surpreendeu, por isso, o 2-0, ao minuto 53, apontado pelo médio Razvan Marin. Mais uma belíssima finalização à entrada da área ucraniana e Lunin novamente a comprometer (Trubin, guarda-redes do Benfica, não saiu do banco, mas quiçá esse cenário mude no próximo jogo da Ucrânia).
O ímpeto romeno persistiu e, quatro minutos depois, o 3-0, autoria do ponta de lança Denis Dragus. Após um pontapé de canto marcado à maneira curta, Dennis Man ‘furou’ a defensiva ucraniana e serviu Dragus para o golo que sentenciou o encontro na Allianz Arena, em Munique.
Na classificação do grupo E, a Roménia, que, em cinco participações, só ultrapassou a fase de grupos em 2000, lidera com três pontos, enquanto os ucranianos estão a zero, para já como a Bélgica e a Eslováquia, que se defrontam ainda hoje, em Frankfurt.
Na próxima jornada, a Ucrânia defronta a Eslováquia (sexta-feira às 14:00) e a Bélgica defronta a Roménia (sábado às 20:00).