Vídeos

Pepe recorda o dia que chegou a Portugal: "Só tinha dinheiro para ligar à minha mãe"

Ou comia, ou ligava à mãe. Felizmente, Pepe encontrou um empregado simpático, que recorda até hoje. Era o início da trajetória do jogador em Portugal, muito antes de se tornar o mais velho de sempre a jogar um Europeu.

Vídeo indisponívelEste vídeo está bloqueado no seu país

41 anos e 113 dias: são estes números que fazem de Pepe o mais velho a jogar um Campeonato da Europa. "Estou orgulhoso por fazer o meu quinto Europeu e por defender as cores do meu país", diz o internacional português.

Pepe nasceu em Maceió, no nordeste do Brasil. Chegou a Portugal com 18 anos para representar o Marítimo, mas antes de viajar para a Madeira fez escala em Lisboa. Na bagagem trazia um sonho e pouco mais do que isso, como recorda numa entrevista à UEFA:

"A minha preocupação era falar rapidamente com a minha mãe. Tinha cinco euros, era o que tinha para comer ou ligar para a minha mãe. Expliquei a situação a um empregado e ele ajudou-me uma baguete de atum que até hoje me recordo. Deu para me satisfazer e usar o dinheiro para ligar à minha mãe".

Jogou três épocas no Marítimo, antes de se mudar para o FC Porto, naturalizando-se português pouco depois.

Turquia e as boas recordações

O Euro 2008 foi a primeira grande competição ao serviço da Seleção Nacional. E o primeiro adversário na prova foi o mesmo deste sábado, a Turquia. Pepe marcou um dos golos.

"Foi uma alegria enorme para mim e para os meus familiares".

Pepe é o hoje o terceiro jogador com mais internacionalizações por Portugal. Tem no currículo o Euro 2016 e está na Alemanha para tentar aumentar o palmarés.