Vídeos

RESUMO

Euro 2024: Países Baixos dominam a Roménia e avançam para os 'quartos'

Gakpo brilhou, o meio-campo funcionou e, apesar das várias oportunidades desperdiçadas - um filme conhecido neste Europeu -, os Países Baixos bateram a Roménia por 3-0 e continuam a sonhar. Entram como favoritos nos ‘quartos’, onde vão encontrar a Turquia.

A Roménia entrou bem no encontro, surpreendendo a Holanda - perdão, os Países Baixos - com uma forte pressão ao portador da bola. Um cenário que, entretanto, não durou muito. No final, o 3-0 traduz na perfeição o domínio dos comandados de Ronald Koeman, que seguem para os ‘quartos’ do Euro 2024.

Passado os primeiros minutos, os futebolistas da laranja, que esta terça-feira vestiam azul escuro, trocavam a bola devagarinho, de um defesa para outro, com o objetivo de atrair a marcação do adversário, até que a redonda chegou aos pés de Schouten.

O médio do PSV arriscou um passe vertical para Xavi Simons, livre entre as linhas dos rivais, e o criativo lançou Gakpo. A boa jogada coletiva terminou num momento de inspiração individual do avançado do Liverpool, a puxar para dentro e a desferir um remate forte e rasteiro que terminou no fundo da baliza da Roménia.

Algum preciosismo de Xavi Simons, já dentro da área, numa espécie de penálti em movimento, impediu os Países Baixos de chegarem ao intervalo com uma vantagem maior. Havia uma equipa claramente melhor, mas a sensação era que, com aquele resultado no marcador, tudo estava em aberto.

Já vimos este filme

Logo no início da etapa final, outra oportunidade flagrante surgiu para os neerlandeses. Depay, a poucos metros da baliza, ficou com a bola após um ressalto, mas o remate foi travado por um corte crucial de Andrei Ratiu.

O jogo continuava de sentido único. Sem pressionar como no início, a Roménia não conseguia travar os passes venenosos de Reijnders e Schouten, que encontravam os talentosos - principalmente Simons - por dentro. A partir daí, mas também através da bola parada, a equipa foi criando chances.

Recorde-se que os Países Baixos já tinham mostrado esta dualidade na estreia: por um lado, conseguem criar diversas oportunidades; por outro, têm dificuldade em transformá-las em golos. Nesse primeiro jogo, contra a Polónia, teve de chamar Weghorst, típico número 9, de estilo distinto dos outros avançados, para resolver a questão.

Esta terça-feira, o único com o pé ‘quente’ era Gakpo, que voltou a balançar as redes aos 64 minutos, mas viu o golo ser anulado pelo VAR.

Já na reta final do encontro, o avançado esteve novamente em destaque, ao ultrapassar um adversário e a servir Malen que, de baliza aberta, anotou o segundo tento dos neerlandeses.

Malen, que entrou em campo ao intervalo, voltaria a faturar nos descontos - um golaço em contra-ataque - dando um resultado justo para o que foi o encontro: 3-0.

Craque do jogo: Gakpo