Vídeos

Alguns até decidem apuramentos: o autogolo é o melhor marcador do Euro 2024

Todos os jogadores sonham em defender as cores do seu país, ou mesmo marcar um golo nas grandes competições, mas nem sempre as coisas correm como o desejado.

O autogolo tem sido um dos protagonistas deste Euro 2024. Disputados todos os jogos dos oitavos de final, neste momento o melhor marcador é mesmo o autogolo: são dez tentos na própria baliza.

Apesar do número elevado, este não é para já o Campeonato da Europa com mais autogolos de sempre. Esse título pertence ao Euro 2020, em que a bola entrou na baliza errada por 11 ocasiões.

Veja os autogolos que já aconteceram no decorrer da prova que se disputa na Alemanha.

Antonio Rüdiger - Alemanha vs Escócia (5-1) - 14 de junho

Aos 87 minutos, quando não se esperava, a Escócia reduziu a desvantagem na partida. Após a marcação de um livre, a bola sobrou para McKenna, que cabeceou. A bola bateu em Antonio Rudiger, que estava muito perto do escocês. Um momento de infelicidade para o central do Real Madrid.

picture alliance

Maximilian Wöber - Áustria vs França (0-1) - 17 de junho

Aos 38 minutos, Mbappé surgiu pela direita, cruzou numa tentativa de servir Antoine Griezmann. A bola acabou por ir parar às cabeças de Danso e Wöber e estava aberto o marcador no encontro, e logo num autogolo.

Kevin Voigt

Robin Hranáč - Portugal vs Chéquia (2-1) - 18 de junho

Um cruzamento de Bruno Fernandes para Nuno Mendes, o lateral do Paris Saint-Germain cabeceou para a defesa de Staněk, mas a bola bateu nas pernas de Hranáč e entrou na baliza. Um momento infeliz para o central checo.

Julian Finney

Klaus Gjasula - Croácia vs Albânia (2-2) - 19 de junho

Ante Budimir cruzou atrasado para Luka Sucic. O médio croata rematou contra um adversário, mas a bola embateu em Klaus Gjasula e encaminhou-se para a baliza albanesa.

GABRIEL BOUYS

Riccardo Calafiori - Espanha vs Itália (1-0) - 20 de junho

Na esquerda, Nico Williams cruzou para a área, Álvaro Morata surgiu ao primeiro poste para desviar de cabeça para uma grande defesa de Gianluigi Donnarumma. A bola bateu em Riccardo Calafiori, que por infelicidade a introduziu na própria baliza.

Dean Mouhtaropoulos

Samet Akaydin - Portugal vs Turquia (3-0) - 22 de junho

Num torneio marcado por vários autogolos, a Turquia talvez tenha protagonizado o mais caricato. Samet Akaydin, sozinho, atrasou sem olhar para o guarda-redes e acabou por colocar o esférico na própria baliza.

Kevin C. Cox

Donyell Malen - Áustria vs Países Baixos (3-2) - 25 de junho

A equipa de Ralf Rangnick estava a criar muito perigo com as subidas de Prass e foi assim que nasceu o golo. O extremo do Sturm Graz tirou o cruzamento, Malen tentou o carrinho para cortar a bola, mas introduziu-a na própria baliza.

Tullio Puglia - UEFA

Robin Le Normand - Espanha vs Geórgia (4-1) - 30 de junho

Num excelente contra-ataque da Geórgia, Otar Kakabadze recebeu a bola na direita e cruzou para o coração da área, onde o central espanhol Robin Le Normand colocou o esférico dentro da baliza. Kvaratskhelia estava mesmo ao lado, mas não foi preciso entrar em ação.

Stu Forster

Jan Vertonghen - França vs Bélgica (1-0) - 1 de julho

A solução para abrir o marcador veio do banco. Saiu dos pés de Kolo Muani, que entrou para o lugar de Thuram, o remate que garantiu a vitória francesa. A bola ainda desviou em Jan Vertonghen, a quem foi atribuído autogolo. A França apurou-se assim para os quartos de final graças ao autogolo do antigo defesa do Benfica.

Richard Sellers/Allstar

Mert Müldür - Países Baixos vs Turquia (2-1) - 6 de julho

Uma jogada algo confusa na área turca, com um cruzamento vindo da direita e Cody Gakpo, desviou a bola para dentro da baliza à guarda de Mert Gunok. Mas o esférico ainda tocou em Mert Müldür.

ANP