O autogolo tem sido um dos protagonistas deste Euro 2024. Disputados todos os jogos dos oitavos de final, neste momento o melhor marcador é mesmo o autogolo: são dez tentos na própria baliza.
Apesar do número elevado, este não é para já o Campeonato da Europa com mais autogolos de sempre. Esse título pertence ao Euro 2020, em que a bola entrou na baliza errada por 11 ocasiões.
Veja os autogolos que já aconteceram no decorrer da prova que se disputa na Alemanha.
Antonio Rüdiger - Alemanha vs Escócia (5-1) - 14 de junho
Aos 87 minutos, quando não se esperava, a Escócia reduziu a desvantagem na partida. Após a marcação de um livre, a bola sobrou para McKenna, que cabeceou. A bola bateu em Antonio Rudiger, que estava muito perto do escocês. Um momento de infelicidade para o central do Real Madrid.
Maximilian Wöber - Áustria vs França (0-1) - 17 de junho
Aos 38 minutos, Mbappé surgiu pela direita, cruzou numa tentativa de servir Antoine Griezmann. A bola acabou por ir parar às cabeças de Danso e Wöber e estava aberto o marcador no encontro, e logo num autogolo.
Robin Hranáč - Portugal vs Chéquia (2-1) - 18 de junho
Um cruzamento de Bruno Fernandes para Nuno Mendes, o lateral do Paris Saint-Germain cabeceou para a defesa de Staněk, mas a bola bateu nas pernas de Hranáč e entrou na baliza. Um momento infeliz para o central checo.
Klaus Gjasula - Croácia vs Albânia (2-2) - 19 de junho
Ante Budimir cruzou atrasado para Luka Sucic. O médio croata rematou contra um adversário, mas a bola embateu em Klaus Gjasula e encaminhou-se para a baliza albanesa.
Riccardo Calafiori - Espanha vs Itália (1-0) - 20 de junho
Na esquerda, Nico Williams cruzou para a área, Álvaro Morata surgiu ao primeiro poste para desviar de cabeça para uma grande defesa de Gianluigi Donnarumma. A bola bateu em Riccardo Calafiori, que por infelicidade a introduziu na própria baliza.
Samet Akaydin - Portugal vs Turquia (3-0) - 22 de junho
Num torneio marcado por vários autogolos, a Turquia talvez tenha protagonizado o mais caricato. Samet Akaydin, sozinho, atrasou sem olhar para o guarda-redes e acabou por colocar o esférico na própria baliza.
Donyell Malen - Áustria vs Países Baixos (3-2) - 25 de junho
A equipa de Ralf Rangnick estava a criar muito perigo com as subidas de Prass e foi assim que nasceu o golo. O extremo do Sturm Graz tirou o cruzamento, Malen tentou o carrinho para cortar a bola, mas introduziu-a na própria baliza.
Robin Le Normand - Espanha vs Geórgia (4-1) - 30 de junho
Num excelente contra-ataque da Geórgia, Otar Kakabadze recebeu a bola na direita e cruzou para o coração da área, onde o central espanhol Robin Le Normand colocou o esférico dentro da baliza. Kvaratskhelia estava mesmo ao lado, mas não foi preciso entrar em ação.
Jan Vertonghen - França vs Bélgica (1-0) - 1 de julho
A solução para abrir o marcador veio do banco. Saiu dos pés de Kolo Muani, que entrou para o lugar de Thuram, o remate que garantiu a vitória francesa. A bola ainda desviou em Jan Vertonghen, a quem foi atribuído autogolo. A França apurou-se assim para os quartos de final graças ao autogolo do antigo defesa do Benfica.
Mert Müldür - Países Baixos vs Turquia (2-1) - 6 de julho
Uma jogada algo confusa na área turca, com um cruzamento vindo da direita e Cody Gakpo, desviou a bola para dentro da baliza à guarda de Mert Gunok. Mas o esférico ainda tocou em Mert Müldür.