A Inglaterra qualificou-se este sábado para as meias-finais do Campeonato da Europa de 2024, ao vencer a Suíça por 5-3, no desempate por penáltis, após 1-1 nos 120 minutos.
A Inglaterra está nas meias-finais do Campeonato da Europa de 2024 após bater a Suíça nos penáltis, após o jogo ter terminado empatado a uma bola.
Apesar de uns primeiros minutos equilibrados, a formação helvética mostrava bons indicadores, com uma grande confiança na troca de bola. Os ingleses apareceram um pouco mais tarde e criaram algum perigo junto da baliza de Yann Sommer.
Já perto do intervalo, numa altura em que as duas equipas já pensavam no descanso, a Inglaterra dispôs da melhor ocasião para inaugurar o marcador em Düsseldorf.
Bukayo Saka serviu Kobbie Mainoo, mas Granit Xhaka esticou-se e num grande corte, evitou males maiores.
Depois de um primeiro tempo sem paragens e pouco entretida, esperava-se mais para os segundos 45 minutos. E assim foi, apesar da emoção só ter surgido no último quarto de hora.
Aos 75 minutos, numa grande jogada suíça pelo flanco direito, a Suíça abriu o marcador do encontro. Um cruzamento rasteiro para a zona entre o guarda-redes e a defesa.
John Stones desviou, mas não 'limpou'. Ao segundo poste, estava Breel Embolo, que colocou a bola no fundo da baliza à guarda de Jordan Pickford.
Cinco minutos depois veio a resposta à inglesa. Bukayo Saka restabeleceu o empate. No flanco direito, puxou para o meio e atirou ao ferro. A bola bateu e entrou, Sommer não podia fazer nada.
Depois do fim do tempo regulamentar, o encontro seguiu para prolongamento. Mas o empate não se desfez e a passagem foi mesmo decidida nos penáltis.
Na marca dos 11 metros, a Inglaterra foi mais eficiente e segue para as ‘meias’ deste Euro 2024. Já o sonho suíço termina por aqui.
Nas meias-finais, num jogo marcado para quarta-feira, pelas 20h00, em Dortmund, a seleção dos “Três Leões” vai defrontar o vencedor do embate entre os Países Baixos e a Turquia, que se joga este sábado em Berlim.