Vídeos

De Cristiano Ronaldo a Wayne Rooney: quem são os marcadores mais jovens de sempre em Europeus?

Marcar um golo numa fase final de um Campeonato da Europa é um momento inesquecível para qualquer futebolista. Fazê-lo numa tenra idade é quase sempre selo de garantia para uma futura carreira de sucesso.

Na contagem decrescente para a grande final do Euro 2024, falamos de golos. A arte de finalizar embeleza qualquer jogo de futebol e, ao longo dos anos, os adeptos habituaram-se a ver protagonistas cada vez mais jovens.

Não foi, por isso, um acaso do destino que o prodígio espanhol Lamine Yamal tenha batido, esta terça-feira, um recorde de precocidade ao tornar-se, com 16 anos e 362 dias, o mais jovem jogador a marcar numa fase final de um Campeonato da Europa.

Lamine Yamal com o troféu de "homem do jogo" frente à França.
Ariel Schalit

O craque espanhol foi decisivo no apuramento de “La Roja” para o jogo do título e superou uma marca que datava do ‘nosso’ Euro 2004, quando o suíço Johan Vonlanthen (18 anos e 141 dias) marcou à França na última jornada da fase de grupos.

JANEK SKARZYNSKI

Quem foram os dez jogadores mais jovens a ‘furar’ as redes adversárias em Europeus? Confira os golos no vídeo, numa lista que inclui dois futebolistas portugueses.