Euro 2016

O dia em que Portugal se sagrou campeão da Europa

Há exatamente um ano, Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. O sonho foi concretizado com o golo de Éder e as celebrações contagiaram todo o mundo português. A festa viveu-se em França e em Portugal, continuando presente, um ano depois, para todos os portugueses. Um feito que entrou para a história do futebol.

  • O ano de Cristiano Ronaldo
    4:15

    Euro 2016

    Falar do título europeu de futebol é sobretudo falar de Cristiano Ronaldo. A conquista do primeiro campeonato da Europa, há um ano, foi o pronto mais alto de um 2016 de sonho.

  • Os heróis do Euro 2016
    3:30

    Euro 2016

    Há um ano, a vitória no campeonato da Europa fez o país transbordar de orgulho. Os adeptos celebraram os heróis da final de Paris, especialmente Fernando Santos, Éder e, claro, Cristiano Ronaldo.

  • Memórias felizes de histórias inesquecíveis

    Euro 2016

    O relógio assinalava as 22:19 do 10º dia do sétimo mês de 2016. Depois de 109 minutos de arrepios e calafrios, de bolas que os deuses não deixaram entrar e de defesas que pareciam desafiar a lógica, um remate simples, portentoso, daquele que, aos olhos de muitos, era o protagonista mais improvável, aquele remate daquele herói inesperado sarou as feridas de décadas de frustrações, de derrotas no prolongamento, nos penáltis, de tantos e tantos craques que pareciam ter tudo, anos em que parecíamos ter tudo para dar certo... Todas essas feridas cicatrizaram e, naquele dia, aquela bola entrou e o que outrora era um sonho, ganhou contornos de realidade: Portugal Campeão da Europa. Um ano depois do mais belo capítulo da história do futebol português, recordamos as angústias, os triunfos, a festa e os momentos que mais marcaram o percurso dos eternos heróis de Paris.

  • Um ano depois, regressámos a Marcoussis
    3:56

    Euro 2016

    Uma equipa da SIC voltou à vila francesa onde a seleção portuguesa esteve durante o Euro 2016. Rogério Esteves e Gonçalo Azevedo Ferreira apanharam boleia de uma família de emigrantes portugueses.