Domingo é dia de voto antecipado para as eleições europeias e há mais de 250.000 eleitores inscritos, um número que cresceu 20% em relação às legislativas de março.
O Presidente da República e o primeiro-ministro são dois entre mais de 250.000 portugueses inscritos para votar antecipadamente nas eleições europeias. O número é cerca 20% superior ao registado nas legislativas de março, quando se inscreveram perto de 208.000 eleitores.
A inscrição para votar uma semana antes esteve disponível até quinta-feira, mas já está fechada. Quem se inscreveu pode votar no município que escolheu e se, por algum motivo, não conseguir votar antecipadamente como tinha planeado não há problema.
O direito de voto nas eleições europeias pode também ser exercido a 9 de junho, por essa altura sem inscrição prévia em qualquer mesa de voto do país independentemente do local de recenseamento, bastando, para isso, mostrar o cartão de cidadão. No estrangeiro também é possível.
Este Domingo, as urnas abrem às 8:00 e fecham às 19:00. Começam a ser escolhidos os 21 eurodeputados que representam Portugal no Parlamento Europeu.
Nas últimas eleições europeias Portugal registou mais de 68% de abstenção, acima da média europeia.