Europeias 2024

CDU diz que jovens estão reféns da União Europeia

Na campanha para as europeias, João Oliveira diz que "uma boa parte dessas dificuldades e injustiças" chegam pela UE e apela aos militantes da JCP para que "puxem para o lado" da CDU "todos os jovens que são prejudicados por essas políticas".

João Oliveira
Loading...

O cabeça de lista da CDU às europeias desafiou este domingo a juventude a fazer uma reflexão crítica sobre os benefícios da União Europeia, questionando se todos os jovens europeus têm o mesmo acesso a programas como o Erasmus.

"Parece que isto é tão natural como a nossa própria sede, que a UE faz parte da nossa vida diária e que ela está tão enraizada, que dali só vêm coisas boas", afirmou, referindo o caso do Erasmus, da moeda única ou da liberdade de circulação entre países.

No entanto, João Oliveira defendeu que é preciso perguntar "se isso é mesmo assim em condições de igualdade para todos os jovens, para todos os países que estão dentro da UE".

"Nós temos hoje as mesmas condições de vida para os nossos jovens que têm países mais desenvolvidos e as economias mais fortes da UE? (...) Não, não temos, nem na comparação com outros países, nem temos dentro do nosso país, comparando jovens que têm origens sociais e económicas e diferentes", respondeu.

O candidato considerou que "uma boa parte dessas dificuldades e injustiças" chegam pela UE e apelou aos militantes da JCP para que "puxem para o lado" da CDU "todos os jovens que são prejudicados por essas políticas".

Com LUSA