Ao oitavo dia de campanha, João Oliveira rumou a Santarém e criticou os consensos feitos na Europa que limitaram a produção nacional.
Num discurso num comício em Alpiarça, o cabeça de lista da CDU às eleições europeias defendeu a necessidade de uma "politica de reindustrialização" para Portugal sair da "dependência calamitosa".
"Portugal pode estar sujeito a esta dependência? Não, não pode. E precisa de uma política de reindustrialização para que possamos produzir produtos com mais valor acrescentado que incorporem o desenvolvimento cientifico e tecnológico, que aproveitem e deem emprego aos investigadores e aos cientistas", afirmou do cabeça de lista da CDU às eleições europeias.
Para exemplificar o que considera ser esse estado da dependência, João Oliveira retomou aos tempos da pandemia e recordou como o país não conseguiu produzir máscaras suficientes e ficou "dependente do estrangeiro".
"Quando, de repente, começaram a fazer falta ventiladores nos hospitais para garantir a vida às pessoas que iam para os cuidados intensivos de repente percebíamos que estávamos dependentes do estrangeiro", disse João Oliveira
O candidato comunista diz, também, que Portugal perdeu a soberania nacional na agricultura, nas pescas e na indústria, culpa os principais partidos por esse caminho.
COM LUSA