Europeias 2024

Livre considera que SNS tem cada vez "menos condições e menos qualidade"

O Livre diz que as mudanças na saúde feitas pelo atual Governo de Luís Montenegro não estão a resultar. Em visita à Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, Francisco Paupério pediu uma maior valorização do sistema público de saúde.

Loading...

Na reta final da campanha para as eleições europeias, o cabeça de lista do Livre, Francisco Paupério, abordou as novas mudanças na saúde feitas pelo atual Governo.

Na sua opinião, o Sistema Nacional de Saúde (SNS) tem cada vez "menos condições e menos qualidade para captar profissionais de saúde". Francisco Paupério pede mais valorização do SNS e acrescentou que embora se mudem os Governos e as estratégias, o setor da saúde não evolui.

No mesmo dia e a pensar numa possível ida para Bruxelas, defendeu que a União Europeia pode assumir um papel nas políticas de saúde, como teve durante a pandemia, e pediu mais investimento para investigação científica.

“A saúde também pode ser integrada na União Europeia (UE) e, apesar do que os tratados dizem, há margem para sermos mais próximos uns dos outros”, defendeu Francisco Paupério.

Foi de experiência própria e de visita à Associação Protetora dos Diabéticos que falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos diabéticos, que em Portugal poderiam ser acauteladas com um papel mais ativo da UE nas políticas de saúde, referindo-se à disponibilização e comparticipação dos dispositivos automáticos de insulina.

“Portugal não está isolado do mundo e temos a UE que pode fazer esse caminho. Vemos que noutros países já tínhamos acesso a este tipo de bombas e Portugal ficou para trás porque não está nesse sistema integrado”, explicou.

Com Lusa