O Partido Popular Europeu e os Socialistas continuam a ser os dois partidos mais votados no Parlamento Europeu, segundo a projeção, deste domingo, divulgada em Bruxelas, mas precisam de dialogar com outros grupos, como liberais, para uma maioria parlamentar.
De acordo com uma projeção atualizada do hemiciclo, divulgada pelo Parlamento Europeu e que tem em conta 24 resultados provisórios, estimativas nacionais e dados pré-eleitorais, o Partido Popular Europeu (PPE) consegue 189 eurodeputados, enquanto os Socialistas e Democratas (S&D) elegem 135 parlamentares.
Ao todo, os dois maiores partidos contam com 324 assentos, ainda assim abaixo do necessário para uma maioria parlamentar (que deve ser de 361, metade dos eurodeputados mais um), pelo que devem dialogar com outras forças.
Os liberais do Renovar a Europa são o terceiro maior grupo, com 80 eleitos, seguindo-se os Conservadores e Reformistas (ECR, 72), o Identidade e Democracia (ID, 58) e os Verdes (52).
Esta noite, reagindo aos resultados, o líder do PPE, Manfred Weber, convidou os socialistas e os liberais para uma aliança no novo Parlamento Europeu, enquanto os conservadores admitiram diálogo com o centro-direita.
- Com Lusa