Europeias 2024

Para o ano, o Dia de Portugal vai ser assinalado de forma "original", garante Marcelo

O Presidente da República diz que o 10 de Junho de 2025, o último que celebrará enquanto chefe de Estado, vai ser assinalado no sul do país, mas não revelou detalhes.

Loading...

Marcelo Rebelo de Sousa revelou este domingo que as comemorações do 10 de Junho, no próximo ano, vão se realizar no sul do país e de forma "original". Em aberto, ficou o local exato. Sem adiantar muitos pormenores, o chefe de Estado disse, apenas, que "há muito sul" no território português.

"Tem de haver uma ideia de fazer a ponte entre o que há de diferente no sul. Há um sul mais a norte e um sul mais a sul. Vamos lá ver, provavelmente com as suas coisas, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.".

As comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se celebra na segunda-feira, iniciaram-se este domingo com içar da bandeira nacional no memorial às vítimas dos incêndios de 2017, no concelho de Pedrógão Grande, distrito de Leiria.

Este ano, não foi escolhida apenas uma localidade, mas sim três. O Presidente da República decidiu assinalar esta data em três concelhos do distrito de Leiria afetados pelos incêndios de 2017: Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera.

As comemorações oficiais vão também passar pela Universidade de Coimbra e, entre terça e quarta-feira, vão estender-se à Suíça, junto de comunidades emigrantes portuguesas. Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro vão marcar presença.

Com LUSA