Europeias 2024

Sebastião Bugalho fala em objetivos cumpridos e humildade democrática perante derrota contra o PS

Após a divulgação dos resultados das eleições europeias, Sebastião Bugalho agradeceu aos portugueses o voto de confiança dado à Aliança Democrática (AD). Assumiu ter responsabilidade na derrota contra o Partido Socialista (PS) e a sua maior rival, Marta Temido, mas referiu que existe "humildade democrática" da sua parte. Acrescentou ainda que a AD cumpriu os seus objetivos, incluindo manter a delegação no Parlamento Europeu.

Sebastião Bugalho
Loading...

O cabeça de lista pela Aliança Democrática (AD), Sebastião Bugalho, falou aos eleitores após o resultado das eleições europeias. A Aliança Democrática ficou em 2º lugar depois de eleger sete eurodeputados e ficando atrás do Partido Socialista (PS) com oito eurodeputados.

Anteriormente o primeiro-ministro, Luís Montenegro já tinha assumido a derrota perante o rival Partido Socialista. Mas Sebastião Bugalho não fez da derrota um "drama" e assumiu a "responsabilidade" pelos resultados.

"Em democracia ganha-se e perde-se por um voto e é com humilde democrática que nós reconhecemos que nos faltaram 0,9% para ficar à frente da Drª Marta Temido".

Com sete eurodeputados eleitos para o Parlamento Europeu, Sebastião Bugalho falou em um "conjunto de objetivos cumpridos" e destacou o principal - manter a delegação no Parlamento Europeu com ajuda dos votos dos portugueses.

Num discurso político com algum humor à mistura, o cabeça de lista da Aliança Democrática recordou que o seu partido "continuará com sete eurodeputados" enquanto que os seus adversários conseguiram perdê-los. A sua idade, que ao longo da campanha eleitoral foi alvo de vários temas de conversa, também não foi esquecida no seu discurso.

"Eu que pessoalmente ambicionava ter mais um ponto que a minha idade, acabei com mais três pontos do que a minha idade. Portanto o nosso concorrente da nossa área politico tinha razão, eu estou mesmo precocemente envelhecido".

Deixou também claro que "não é um dia de derrota para a Aliança Democrática (AD)" que, segundo o próprio, conseguiu um aumento de mais de 20% dos votos em relação às últimas eleições europeias.

"Ficamos a 1% da vitória mas não ficámos, nem de perto nem de longe, a 1% de quebrar os nossos princípios, ideias e compromissos com a democracia portuguesa." acrescentou o cabeça de lista.

Sebastião Bugalho e a Aliança Democrática saem "de cabeça erguida" e com "orgulho" no trabalho que fizeram nas eleições e vão fazer no Parlamento Europeu.