O autarca da Câmara do Porto, Rui Moreira, que recusou ser o número dois da Aliança Democrática (AD) na corrida às eleições europeias, considera que os resultados ficaram aquém das expectativas para o seu partido e que "ficou quase tudo na mesma" no resultado eleitoral.
"AD estava à espera de ganhar, mas julgo que o PS também estava à espera ganhar por mais. Mas ficou tudo mais ou menos na mesma e a verdade é que o PS ganhou. Se vai ter leitura nacional não sei", acrescentou Rui Moreira.
Rui Moreira que, chegou a acusar o PSD de deixar crescer a ideia na opinião pública de que o próprio seria cabeça de lista da AD às eleições europeias, foi convidado, na altura, por Luís Montenegro, mas para ser número dois. Não se arrepende de ter recusado a posição e acredita que Sebastião Bugalho não defraudou expectativas, apesar do resultado eleitoral obtido.
"Sebastião foi muito prudente, disse sempre que 'gostava ter 29%, mais 1% que a minha idade' e resultado do PSD conseguiu ter mais que isso".
A culpa não é do cabeça de lista, diz Rui Moreira que recusa entrar em cenários hipotéticos do que poderia ter sido diferente nestas europeias.