Facto Político

Miguel Prata Roque: "A Esquerda moderna não pode excluir ninguém"

Esta semana António Costa voltou à política interna para criticar abertamente Pedro Nuno Santos, Luís Montenegro teve de vir a público segurar duas ministras que estão sob pressão e o PS vai votar a favor da moção de censura do Chega... Eleições à vista na Madeira?

Loading...

O programa Facto Político está de regresso à SIC Notícias. Todos os sábados, o jornalista Diogo Teixeira Pereira conversa com personalidades da política portuguesa e analisa o panorama nacional.

O convidado desta semana é Miguel Prata Roque, que esta semana anunciou a intenção de candidatar-se à Federação de Lisboa do PS, depois de o lugar ter sido deixado livre pelo autarca de Loures, Ricardo Leão.

“Essa decisão foi uma decisão absolutamente pessoal e decorreu da sensação de que é preciso abrir espaço não só no Partido Socialista, mas essencialmente na sociedade civil portuguesa, para um discurso de maior esperança. Julgo que sinceramente que a Esquerda moderna não pode excluir ninguém, não pode excluir aqueles que vêm para Portugal e para a área Urbana de Lisboa à procura de uma vida melhor. Acho acho que há muita gente a sentir-se excluída no país.”

Miguel Prata Roque diz que não conversou nem com Pedro Nuno Santos nem com António Costa sobre esta candidatura, mas conta com o apoio de Ana Gomes, Eurico Brilhante Dias, João Soares e Arons de Carvalho.

Ao debate neste Facto Político juntaram-se ainda os jornalistas Martim Silva (do Expresso) e Maria Lopes (do Público).