Ficou para a História

Ciclone Idai faz mais de 600 mortos em Moçambique. O que ficou para a História a 12 de março

Principais acontecimentos registados no dia 12 de março, Dia Mundial do Glaucoma e Dia Mundial contra a censura na Internet:

Ciclone Idai faz mais de 600 mortos em Moçambique. O que ficou para a História a 12 de março

1930

Mahatma Gandhi e vários discípulos iniciam uma marcha em protesto contra o domínio inglês na Índia. A caminhada de quase 400 km torna-se conhecida como Marcha do Sal.

1938

Forças nazis invadem a Áustria, que é anexada no III Reich, no dia imediato, por Adolf Hitler.

1956

A PIDE, polícia política da ditadura portuguesa, passa a ter cobertura legal para manter preso, por tempo indeterminado, quem considerar suspeito, mesmo que tenha sido absolvido em tribunal.

1959

Revolta da Sé, em Lisboa, contra o regime de ditadura de Oliveira Salazar.

1989

O físico Tim Berners Lee, da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, publica um artigo científico no qual propõe um novo sistema de gestão da informação e de partilha entre computadores, difundindo o código para o fazer, gratuitamente, um ano depois. Com o tempo, o sistema passa a ser conhecido como world wide web e converte-se na ferramenta utilizada diariamente por milhões de pessoas em todo o mundo.

ELISE AMENDOLA

1999

Morre, com 82 anos, o violinista, maestro e pedagogo norte-americano Yehudi Menuhin.

AP

2005

Toma posse o XVII Governo Constitucional, liderado por José Sócrates.

2007

O antigo inspetor de armamento das Nações Unidas no Iraque Hans Blix acusa a administração Bush e o governo britânico de Tony Blair de terem manipulado o relatório sobre a situação no país apresentado ao Conselho de Segurança da ONU.

2014

Morre, com 78 anos, José Policarpo, patriarca emérito de Lisboa.

ARMANDO FRANCA

2019

O ciclone Idai atinge Moçambique, principalmente a região da Beira, provocando 604 mortos e afetando cerca de 1,5 milhões de pessoas.

2020

- Primeiro-ministro, António Costa, anuncia fecho de todas as escolas a partir de 16 de março, encerramento de discotecas, restrições em restaurantes, centros comerciais, serviços públicos e proibição de desembarque de passageiros de cruzeiros, devido à pandemia de covid-19.

MARIO CRUZ / LUSA

- Covid-19: Estado de alerta declarado em todo o país, com proteção civil e forças e serviços de segurança em prontidão.

- O Hospital de São João, no Porto, anuncia que uma das primeiras pessoas internadas em Portugal com Covid-19 se curou.

- Os jogos das I e II ligas de futebol são suspensos face à crise mundial de saúde pública provocada pela covid-19, tendo sido retomados em junho de 2020, à porta fechada.