Fórmula 1

Esteban Ocon deixa a Alpine no final do ano e fica sem futuro garantido na F1

O piloto francês não vai renovar contrato com a equipa BWT Alpine F1 Team onde estava desde 2020. O anúncio surge duas semanas após o Grande Prémio do Mónaco em que, Esteban Ocon ficou de fora, depois de ter batido contra o próprio companheiro de equipa, Pierre Gasly. A saída do piloto francês da Alpine deixa-o sem um futuro garantido na Fórmula 1 no próximo ano.

Esteban Ocon deixa a Alpine no final do ano e fica sem futuro garantido na F1
Ciancaphoto Studio

O piloto francês, Esteban Ocon e a BWT Alpine F1 Team vão colocar um ponto final na sua parceria. Esteban Ocon estava na equipa francesa desde 2020 e um ano depois venceu a sua primeira corrida no Grande Prémio da Hungria. Atualmente ocupa o 16º lugar no Campeonato Mundial de Fórmula 1 com apenas um ponto.

O anúncio surge duas semanas após a polémica corrida do Grande Prémio do Mónaco. Num circuito em que é (quase) impossível fazer ultrapassagens, devido às dimensões dos carros de Fórmula 1, Esteban Ocon terá tentado ultrapassar o seu companheiro de equipa, Pierre Gasly.

Os dois carros acabaram por bater um no outro, Esteban Ocon foi obrigado a abandonar a corrida logo na primeira volta e recebeu uma penalização de cinco lugares na grelha de partida na corrida do Grande Prémio do Canadá.

Os rumores das últimas semanas faziam prever que o piloto francês ficaria de fora do Grande Prémio do Canadá, que se realiza no próximo fim-de-semana, mas a Alpine terá ido mais longe.

No entanto e de acordo com a Fórmula 1, o incidente no Mónaco não estará diretamente relacionada com a saída de Ocon mas também não terá ajudado o piloto francês a garantir o seu lugar no próximo ano.

Nas redes sociais, Esteban Ocon agradeceu todos os momentos passados na Alpine, onde esteve durante quatro anos e assegurou que novidades sobre o seu futuro na Fórmula 1 serão anunciadas muito em breve.

Futuro incerto na F1 e muitas vagas por preencher

Grande parte dos pilotos de Fórmula 1 terminam os seus contratos no final deste ano. Com algumas saídas já confirmadas como a de Lewis Hamilton para Scuderia Ferrari ou Nico Hulkenberg para a Stake F1 Team Kick Sauber, a saída de Esteban Ocon da Alpine coloca assim um lugar à disposição mas também ele próprio precisará encontrar uma vaga para preencher.

De momento, Esteban Ocon está sem um futuro garantido na Fórmula 1 para a próxima temporada. Entre as principais opções para o piloto francês está a equipa Stake F1 Team Kick Sauber que, a partir de 2025 passará a ser a Audi, bem como a equipa americana Haas F1 Team que tem uma vaga por preencher depois da saída de Nico Hulkenberg.

Entre os possíveis pilotos que podem vir a substituir Esteban Ocon na Alpine está Jack Doohan, piloto reserva da equipa francesa, ou Mick Schumacher, que já correu na Fórmula 1 e atualmente corre pela Alpine no Campeonato Mundial de Endurance.

Outros pilotos que correm na Fórmula 1 e ainda não confirmaram uma renovação também estão a ser apontados como possíveis candidatos.