Fórmula 1

Pierre Gasly e Lance Stroll renovam contratos e garantem permanência na Fórmula 1

Há novidades no grid de Fórmula 1 com Pierre Gasly e Lance Stroll a garantir o seu lugar para as próximas temporadas. O piloto francês volta a renovar com a Alpine enquanto o piloto canadiano se mantém na Aston Martin. As poucas vagas que restam vão se preenchendo à medida que o 11.º Grande Prémio da temporada se vai aproximando.

Pierre Gasly e Lance Stroll renovam contratos e garantem permanência na Fórmula 1
Clive Rose

A poucas horas do Grande Prémio da Áustria, o 11.º da temporada, há novidades fresquinhas no mundo da Fórmula 1. Fresquinhas mas previsíveis. O piloto, Pierre Gasly, da Alpine e o piloto, Lance Stroll, da Aston Martin anunciaram a renovação dos seus contratos e vão continuar assim a aquecer os bancos dos seus respetivos monolugares.  

O primeiro anúncio aconteceu pelas primeiras horas da manhã com a página oficial da Fórmula 1 a anunciar que o piloto francês, Pierre Gasly, iria permanecer na Alpine. Por quanto tempo? Para lá de 2025. 

“Sinto-me muito em casa nesta grande equipa. Gosto de fazer parte do projeto da Fórmula 1 e da visão mais ampla da Alpine Cars”, referiu Gasly.«

Quem não teve tanta sorte foi o seu atual colega de equipa, Esteban Ocon, que recentemente anunciou a sua saída da Alpine e até agora permanece sem um lugar garantido na Fórmula 1 para as próximas temporadas. 

Com apenas uma vaga por preencher, a Alpine tem sido apontada como mais uma das equipas que está na corrida para contratar o piloto espanhol, Carlos Sainz, que no próximo ano deixará de ser piloto da escuderia Ferrari para dar lugar ao sete vezes campeão mundial, Lewis Hamilton, que abandonará a equipa Mercedes. 

Duas confirmações pelo preço de uma

Poucas horas depois do anúncio de que Pierre Gasly iria permanecer de malas e bagagens na Alpine, foi a vez de anunciar que o piloto canadiano, Lance Stroll, fará o mesmo na equipa Aston Martin. 

E se a permanência de Pierre Gasly já era óbvia, a de Lance Stroll nem precisava ter sido anunciada - ou não fosse ele, filho do próprio dono da equipa onde corre. Nesta equipa desde 2019, a renovação do contrato de Lance Stroll tem sido questionada dentro e fora do paddock devido à sua prestação que tem ficado aquém do seu colega de equipa, o bicampeão mundial Fernando Alonso.

“Estou muito feliz por ter me comprometido a permanecer com a equipe em 2025 e além. É incrível ver o quão longe avançamos nos últimos cinco anos; crescemos muito como equipe e ainda há muito mais pela frente", acrescentou Stroll.

No entanto, candidatos para a sua vaga não faltavam sendo um eles o piloto brasileiro, Felipe Drugovich, antigo campeão de Fórmula 2 e atual piloto reserva da Aston Martin.

Com esta renovação, Lance Stroll vai manter o seu lugar na Fórmula 1 e na Aston Martin pelo menos até à "nova era dos regulamentos da F1” em 2026.