Fórmula 1

RESUMO

Da desqualificação da Ferrari à (possível) saída de Liam Lawson da Red Bull: o que aconteceu até agora na Fórmula 1?

As duas primeiras corridas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 foram marcadas pela domínio da McLaren, que lidera tanto o campeonato de construtores como o de pilotos. A Ferrari enfrentou uma dupla desqualificação no Grande Prémio da China, enquanto a Red Bull já fez mexidas na composição da suas equipas.

Grande Prémio da China de Fórmula 1, março de 2025.
Grande Prémio da China de Fórmula 1, março de 2025.
NurPhoto / GETTTY IMAGES

Após as primeiras corridas do ano, na Austrália e na China, os pilotos e as equipas entram agora numa curta pausa durante o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2025. Os motores dos monolugares só voltarão a fazer-se ouvir no Grande Prémio do Japão, entre 4 e 6 de abril.

Antes da próxima etapa da temporada, nada melhor do que recordar alguns dos melhores (e piores) acontecimentos das últimas duas semanas.

Dos seis DNF's à desqualificação da Ferrari

Depois de uma (longa) espera de vários meses, os monolugares voltaram a fazer-se à pista no mítico Circuito de Albert Park, em Melbourne, na Austrália. A corrida de domingo ficou marcada pela chuva e vários incidentes e dos 20 pilotos do grid, apenas 14 conseguiram terminar a prova.

O piloto Lando Norris da McLaren, que tinha conquistado a pole position na prova de qualificação, conseguiu segurar o primeiro lugar até ao final da corrida. Os restantes lugares do pódio foram ocupados pelo tetracampeão mundial Max Verstappen da Red Bull e o piloto George Russell da Mercedes.

Na semana seguinte, os pilotos e equipas voaram até ao Circuito Internacional de Xangai para o Grande Prémio da China, que regressou ao calendário do campeonato em 2024, após cinco anos de pausa.

A 'dobradinha' da McLaren com Oscar Piastri e Lando Norris em 1.º e 2.º lugar garantiu a liderança da equipa no Campeonato Mundial de Construtores com uma vantagem de 21 pontos em relação à Mercedes de George Russell, que voltou a ficar em 3.º lugar.

Um fim de semana também marcado pela primeira corrida Sprint do ano, que valeu a Lewis Hamilton a pole position na qualificação e a primeira vitória numa prova ao serviço da Ferrari. Mal a escuderia italiana sabia que essa felicidade seria temporária.

Tudo apontava para que a Ferrari pontuasse mais 18 pontos graças ao 5.º e 6.º lugar na corrida de domingo, mas um erro de análise no desgaste da placa de proteção dos monolugares acabou por levar à desqualificação de Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

McLaren lidera ambos os campeonatos

Depois de ter conquistado o Campeonato Mundial de Construtores em 2024, a McLaren soma já 78 pontos nas duas primeiras corridas do ano. Logo a seguir está a Mercedes com 57 e a Red Bull com 36 pontos.

A Williams, que no ano passado não foi além do penúltimo lugar, ocupa agora um 4.º lugar pouco estável, já que está empatada com a Ferrari com 17 pontos.

O Campeonato Mundial de Pilotos volta a ser liderado pela McLaren. O britânico Lando Norris segue na frente com 44 pontos, enquanto Max Verstappen ocupa o 2.º lugar com 36 pontos e George Russell o 3.º lugar a um ponto de distância.

Na mesma linha de pontuação está Oscar Piastri com 34 pontos e, surpreendentemente, o 5.º lugar pertence ao 'rookie' Kimi Antonelli que tem vindo a destacar-se desde a sessão de testes da pré-temporada, no Bahrein, no final de fevereiro.

Primeira troca de pilotos

Ainda agora começou o Campeonato Mundial e já só se fala numa coisa no paddock: a saída de Liam Lawson da Red Bull. Os maus resultados do piloto neozelandês, colega do tetracampeão mundial Max Verstappen, nas duas primeiras corridas da temporada, não convenceram a equipa austríaca.

No ano passado, o piloto de 23 anos foi chamado para substituir, pela segunda vez, o piloto Daniel Ricciardo que anunciou a sua saída da Fórmula 1.

Na mira da Red Bull para ocupar o lugar de Liam Lawson estava o seu antigo colega de equipa, o japonês Yuki Tsunoda da Racing Bulls.

A saída de Liam Lawson foi confirmada esta quinta-feira pela Red Bull. O piloto irá ocupar o lugar vago de Yuki Tsunoda e assim regressar à Racing Bulls, onde esteve nos últimos dois anos.