Fórmula 1

Guia Fórmula 1: horários e curiosidades do Grande Prémio de Espanha

Este será o último ano em que o Grande Prémio de Espanha decorre no Circuito de Barcelona-Catalunha, antes da mudança para Madrid em 2026. O evento é marcado por momentos históricos e disputas memoráveis entre pilotos como Ayrton Senna e Nigel Mansell ou Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

O piloto espanhol da Ferrari, Carlos Sainz, durante o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, no Circuito de Barcelona-Catalunha. a 23 de junho de 2024.
O piloto espanhol da Ferrari, Carlos Sainz, durante o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, no Circuito de Barcelona-Catalunha. a 23 de junho de 2024.
Joan Monfort / AP

Antes de nos despedirmos de um emocionante mês de maio, os pilotos e equipas de Fórmula 1 preparam-se agora para a 9.ª prova do campeonato. O Grande Prémio de Espanha realiza-se no próximo fim de semana, de 30 de maio a 1 de junho, no Circuito de Barcelona-Catalunha.

Este será o último ano em que o Grande Prémio de Espanha se realiza apenas no Circuito de Barcelona-Catalunha, já que, a partir de 2026, a capital Madrid passará a acolher esta prova do calendário.

O circuito espanhol, que durante anos acolheu as sessões de testes de pré-temporada, tem 4,657 quilómetros de extensão e um total de 14 curvas. A corrida de domingo será disputada em 66 voltas, com duas zonas de DRS (Drag Reduction System).

O traçado de Barcelona-Catalunha é conhecido pela sua combinação de curvas de alta e baixa velocidade, bem como pela longa reta da meta.

O piloto Carlos Sainz, agora na Williams, e Fernando Alonso, na Aston Martin, são os representantes espanhóis em pista.

Em que horários se realiza o Grande Prémio de Espanha?

Sexta-feira, 30 de maio:

  • Treino Livre 1 (FP1): 12:30 - 13:30
  • Treino Livre 2 (FP2): 16:00 - 17:00

Sábado, 31 de maio:

  • Treino Livre 3 (FP3): 11:30 - 12:30
  • Qualificação: 15:00 - 16:00

Domingo, 1 de junho:

  • Corrida: 14:00

(Horário de Portugal Continental)

Palco de (muitas) histórias e (grandes) disputas

O Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1 é uma das provas mais antigas e emblemáticas do automobilismo mundial. Ao longo dos anos, foi disputado em diversos circuitos, incluindo Pedralbes, Jarama, Montjuïc e Jerez, até se fixar no Circuito de Barcelona-Catalunha, em Montmeló, desde 1991.

Senna vs Mansell

No primeiro GP realizado em Montmeló, Ayrton Senna e Nigel Mansell protagonizaram uma das disputas mais memoráveis da F1, correndo lado a lado na reta principal a poucos centímetros um do outro, sendo que Mansell acabou mesmo por vencer a corrida.

Michael Schumacher brilha na Ferrari

Cinco anos depois, em 1996, Michael Schumacher fez história ao serviço da Ferrari. Sob chuva intensa, o futuro sete vezes campeão mundial demonstrou a sua habilidade ao vencer sua primeira corrida pela escuderia italiana.

Dominou por completo a corrida e estabeleceu-se como um dos maiores nomes da história da Fórmula 1.

Lewis Hamilton vs Nico Rosberg (vs Toto Wolff)

Já no século XXI, em 2016, a colisão entre os companheiros de equipa Lewis Hamilton e Nico Rosberg marcou o campeonato daquele ano e levou o chefe da Mercedes, Toto Wolff, à loucura.

Ambos os monolugares da Mercedes arrancaram na frente da grelha de partida com Lewis Hamilton na pole position e Nico Rosberg logo atrás, em segundo lugar.

A tensão entre os dois pilotos já vinha a escalar desde a temporada anterior, e foi nas primeiras curvas do Circuito de Barcelona-Catalunha que o conflito atingiu um novo ponto crítico.

Logo após a partida, Nico Rosberg conseguiu ganhar vantagem e ultrapassou Lewis Hamilton na primeira curva. No entanto, o britânico tentou recuperar a posição imediatamente. Numa manobra arrojada na curva 4, Lewis Hamilton tentou passar pelo interior, mas Nico Rosberg defendeu agressivamente a trajetória.

Sem espaço suficiente e com a relva a dificultar a travagem, Hamilton perdeu o controlo e ambos os carros colidiram, acabando na gravilha — eliminando-se mutuamente da corrida logo na primeira volta.

A colisão entre os dois pilotos da Mercedes abriu caminho para a primeira vitória de Max Verstappen na F1, tornando-se o mais jovem vencedor de uma corrida na história da categoria.

Quem venceu no ano passado?

No ano passado, a Red Bull voltou a destacar-se no Grande Prémio de Espanha. Max Verstappen, que partiu da segunda posição, assumiu a liderança nas voltas iniciais e garantiu a vitória.

Lando Norris, autor da pole position, terminou em segundo lugar, enquanto Lewis Hamilton manteve a posição de partida e completou o pódio em terceiro.

Quem lidera o Campeonato de Pilotos e Construtores?

O Grande Prémio do Mónacoficou marcado pelo regresso às vitórias de Lando Norris, que se aproximou da liderança do Campeonato do Mundo.

O piloto britânico soma agora 158 pontos, ficando a apenas quatro do atual líder e colega de equipa, Oscar Piastri, e com 22 pontos de vantagem sobre Max Verstappen, que ocupa o terceiro lugar.

No Campeonato de Construtores, a McLaren reforçou a sua liderança isolada, somando 319 pontos, mais do que o dobro da Mercedes, que ocupa o segundo lugar com 147 pontos.