Lando Norris e Oscar Piastri, pilotos da McLaren, foram desclassificados do Grande Prémio de Las Vegas - vencido por Max Verstappen - devido a incompatibilidades técnicas dos carros, confirmou a Federação Internacional do Automóvel (FIA). Uma punição que muda as contas do campeonato da Fórmula 1.
Com a desclassificação, Norris perde os 18 pontos que tinha conquistado este domingo. Piastri deixa 12 pontos pelo caminho e acaba ultrapassado por Verstappen no segundo lugar.
A duas corridas do fim do campeonato, 24 pontos separam o líder Norris e o novo vice-líder Verstappen.
Em comunicado, a FIA adiantou que as mediações foram efetuadas "na presença dos comissários e dos três representantes da McLaren, e essas medições confirmaram que não estavam conforme os regulamentos".
A McLaren argumentou que existiam circunstâncias atenuantes, entre elas as poucas oportunidades para testar devido ao mau tempo no primeiro dia e as sessões de treinos encurtadas pelas condições da pista.
Embora os comissários tenham rejeitado os argumentos da equipa, acrescentaram que "a FIA considerava firmemente que a infração não foi intencional e que não houve qualquer tentativa deliberada de contornar os regulamentos".

