Francisco Pinto Balsemão

As imagens do adeus a Francisco Pinto Balsemão

Familiares e amigos do rosto do Grupo Impresa marcaram presença no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, para o último adeus a Francisco Pinto Balsemão, que morreu na terça-feira, 21 de outubro de 2025, aos 88 anos.

O país despede-se nesta quarta-feira, 22 de outubro, de Francisco Pinto Balsemão, uma das figuras incontornáveis da política e do jornalismo independente em Portugal. Fundador do Expresso e da SIC e ex-primeiro-ministro, o rosto do Grupo Impresa morreu na terça-feira, dia 21, de "causas naturais e rodeado pela família".

As cerimónias fúnebres decorrem entre esta quarta e quinta-feira no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e contam com a presença dos familiares e amigos de Francisco Pinto Balsemão. Nesta última despedida, vários são os rostos conhecidos que fazem questão de se despedir, pela última vez, do homem que marcou Portugal nas últimas décadas.

Nascido a 1 de setembro de 1937, em Lisboa, Francisco Pinto Balsemão destacou-se, sobretudo, nos setores da política e da comunicação social. Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, iniciou a sua carreira jornalística, na década de 60, no Diário Popular, exercendo paralelamente a profissão de advogado. Em 1973, no ano anterior à Revolução do Cravos, fundou o jornal Expresso, que é até hoje umas principais referências no meio jornalístico português.

Pelo meio, Francisco Pinto Balsemão ganhou também destaque como político. Em 1976, fundou o Partido Social Democrata (PSD) e chegou mesmo a assumir o cargo de primeiro-ministro de Portugal entre 1981 e 1983.

Em 1992, Francisco Pinto Balsemão voltou a ser pioneiro no setor da comunicação social ao fundar a primeira estação de televisão privada em Portugal: a SIC. Inspirado noutros países europeus onde os serviços públicos de televisão coexistiam com estações privadas, trouxe para o mercado um canal com uma programação arrojada, que acabou por conquistar a preferência dos telespectadores.

Ao longo da sua vida, Francisco Pinto Balsemão recebeu também várias condecorações. Entre as distinções destacam-se a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade; em Espanha, a Grã-Cruz da Real Ordem de Isabel a Católica.