Gaza

Estados Unidos condenam disparos de mísseis do Hamas contra Israel 

Os Estados Unidos condenaram hoje os disparos  de 'rockets' (mísseis) feitos pelo Hamas, a partir de Gaza contra Israel,  e afirmaram-se preocupados com os civis dos dois lados do conflito, que  já causou 15 mortos do lado palestiniano. 

© Ibraheem Abu Mustafa / Reuter

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, também instou o primeiro-ministro  israelita, Benjamin Netanyahu, a manter um canal de comunicação aberto com  os palestinianos, a fim de resolver a crise provocada pelo recente assassinato  de três adolescentes israelitas e um palestiniano.   

"Condenamos firmemente os tiros contínuos de 'rockets' contra Israel  e os ataques a civis pelas organizações terroristas em Gaza", sublinhou  Earnest, durante uma conferência de imprensa. 

O porta-voz disse ainda que os Estados Unidos defendem o direito de  Israel a defender-se e condenam os ataques a civis de ambos os lados do  conflito, responsabilizando o movimento Hamas pela violência. 

Quinze palestinianos, entre eles dois adolescentes, foram mortos e uma  centena ficou hoje ferida em consequência dos raides israelitas na faixa  de Gaza, numa reação aos 'rockets' disparados. 

As forças israelitas mataram também, no próprio território, vários ativistas  palestinianos armados que chegaram de Gaza por mar, segundo a Agência France  Presse, que citava uma fonte dos serviços de segurança israelita. 

O conflito, que se reacendeu na faixa de Gaza, é o mais grave desde  novembro de 2012. 

Lusa