Queda do BES

Moody's revê em baixa rating da ESFG dois níveis, próximo de incumprimento

A agência de notação financeira Moody's reviu hoje em baixa o 'rating' da dívida de longo prazo do Espírito Santo Financial Group (ESFG) em dois níveis, de 'Caa2' para 'Ca', aproximando-se de incumprimento.

A ABESD contratou já os serviços de um escritório de advogados e pretende fazer sessões de esclarecimento junto dos associados.

 "A descida da ESFG reflete a subida do risco de incumprimento da ESFG  e as perdas significativas dos credores da ESFG resultado dos recentes desenvolvimentos  na ESFG e dos seus acionistas indiretos com problemas", justifica a agência  norte-americana em comunicado. Este risco, acrescenta, é refletido pela elevada exposição direta do  ESFG à ESI e Rioforte, que ascendia a 2,35 mil milhões de euros no final  de junho deste ano.   

A decisão de baixar em dois níveis o 'rating'  do ESFG conclui,  de acordo com a Moody's, a revisão iniciada a 26 de junho e prolongada até  09 de julho.    
  
A Moody's desceu ainda o 'rating' da dívida subordinada do ESFG do nível'  Caa3' para 'C', um nível associado, de acordo com a agência a obrigações  "geralmente em 'default'  e com poucas hipóteses de recuperação". 
  
A Moody's acrescenta ainda aos motivos que levaram à decisão de corte  de 'rating' os recentes acontecimentos que levaram a Rioforte a falhar o  pagamento dos 847 milhões de euros à Portugal Telecom, referindo-se a uma  "contínua opacidade em torno da saúde financeira do grupo Espírito Santo". 
  
Na bolsa de Lisboa, as ações do ESFG mantém-se suspensas de negociação  há uma semana, enquanto os títulos do BES seguiam, por sua vez, a recuar  7,47% para 0,42 euros, mantendo a tendência de queda iniciada esta manhã. 

 

Ontem, a agência de notação financeira Standard & Poors cortou o rating do BES e do BES Investimento em dois níveis, estando o banco ao nível de "lixo", com perpectiva de descer ainda mais.

 

Com Lusa