Queda do BES

Ações do BES caem 51%

A negociação das ações do Banco Espírito Santo foi retomada esta manhã e os títulos do banco já chegaram a cair 51%, valendo 17 cêntimos. A CMVM tinha proibido a transação de ações do BES às 10:00, para permitir aos investidores analisarem toda a informação divulgada ontem sobre as contas do banco.

A ABESD contratou já os serviços de um escritório de advogados e pretende fazer sessões de esclarecimento junto dos associados.

Já ontem à tarde, a CMVM também tinha proibido as vendas a descoberto, durante toda esta quinta-feira. Foi terceira vez, no espaço de um mês, que o regulador da bolsa proibiu as vendas a descoberto. 

O BES anunciou na quarta-feira à noite que registou um resultado líquido  negativo de 3.577,3 milhões de euros entre janeiro e junho, um valor que  compara com o prejuízo de 237,4 milhões de euros, apurado no primeiro semestre  de 2013.  
  
Depois de terem sido divulgados os resultados, o novo presidente executivo  do BES, Vítor Bento, anunciou que o banco vai avançar imediatamente com  um aumento de capital.   
  
Já o Banco de Portugal disse que factos recentemente descobertos no  BES apontam para a "prática de atos de gestão gravemente prejudiciais" e  admite consequências contraordenacionais e até criminais para a ex-equipa  de gestão liderada por Ricardo Salgado.  
  
O Banco de Portugal suspendeu "com efeitos imediatos" os administradores  do BES responsáveis pela auditoria, compliance e gestão do risco devido  aos "indícios da prática de atos prejudiciais aos interesses do BES".  
  
Com Lusa