A Ángeles anunciou na terça-feira o lançamento de uma OPA voluntária sobre o capital da ESS, oferecendo 4,30 euros por cada ação, condicionando a oferta a um conjunto de condições, nomeadamente a aquisição de "um número de ações representativas de, pelo menos, 50,01% do capital social" da empresa portuguesa.
Segundo um comunicado divulgado ontem à noite através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a ESS informa que, em operação efetuada na bolsa de Lisboa, a Ángeles "adquiriu um lote composto por 3.487.792 ações ordinárias representativa de 3,65% do capital social da Espírito Santo Saúde".
Com a referida aquisição, a Ángeles passa a ter uma participação qualificada de cerca de 6,97%, "correspondente a 6.660.147 ações ordinárias representativas do respetivo capital social".
A ESS é dona, entre outros ativos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures.
A ESS é atualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES) que, a pedido da própria, se encontra sob gestão controlada pelo Tribunal do Comércio do Luxemburgo desde o dia 29 de julho de 2014.
EO // JPS
Lusa/fim
202358 POR AGO 14