Queda do BES

Salgado e Morais Pires conheciam todas as decisões relevantes, garante ex-diretora do BES

A ex-diretora do BES Isabel Almeida afirmou hoje no Parlamento que o antigo líder do banco Ricardo Salgado e o ex-administrador Amílcar Morais Pires conheciam todas as decisões relevantes na instituição financeira.

Ex-diretora do BES Isabel Almeida
MÁRIO CRUZ/lusa
"Nunca tomei nenhuma decisão relevante sem o conhecimento e o acordo prévio de Amílcar Morais Pires", afirmou Isabel Almeida quando questionada pela deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua na comissão parlamentar de inquérito à gestão do Banco Espírito Santo (BES) e do Grupo Espírito Santo (GES).

A ex-diretora financeira do BES disse também que recebeu "instruções diretas" de Ricardo Salgado, "que foram sempre" comunicadas a Amílcar Morais Pires, que as validava.

"Tenho a convicção de que Ricardo Salgado tinha todo o conhecimento de todas as operações do departamento financeiro, de que Amílcar Morais Pires lhe comunicava todos esses factos", disse, respondendo ainda à deputada bloquista.

A comissão de inquérito arrancou a 17 de novembro passado e tem um prazo total de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado.

Os trabalhos dos parlamentares têm por intuito "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".



Lusa