Salgado cita Pessoa para não pedir desculpa
O antigo líder do BES Ricardo Salgado citou hoje Fernando Pessoa na comissão parlamentar de inquérito à gestão do banco, recorrendo ao autor para dizer que vai continuar a defender a sua razão. Porque "pedir desculpa é pior do que não ter razão".

Loading...
"Pedir desculpa é pior do que não ter razão. Eu estou aqui para defender a minha razão", disse Salgado, recorrendo a palavras do escritor português.
Na sua intervenção inicial nesta que é a sua segunda presença na comissão de inquérito, o ex-banqueiro citou também o padre António Vieira.
"Em nenhuma parte como em Portugal se gasta tanto papel, ou se gasta tanto em papéis" foi a citação utilizada por Salgado.
Da primeira vez que esteve na comissão, em dezembro de 2014, o antigo líder histórico do BES havia recorrido a um provérbio chinês: "O leopardo quando morre deixa a sua pele. Um homem quando morre o que deixa é a sua reputação", disse então.
A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e a audição de hoje de Salgado é a primeira repetição nesta comissão.
A última audição prevista para a comissão de inquérito é a da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que prestará novo depoimento perante os deputados na próxima quarta-feira.
Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".