Queda do BES

Maior processo da Justiça portuguesa nas mãos de juiz em início de carreira

Loading...
Prazo para acabar a instrução mantém-se.

A instrução do caso BES/GES, o maior processo judicial da história portuguesa vai ficar nas mãos de um juiz que começou a carreira no ano passado.

Ivo Rosa já não ocupa o lugar de juiz 2 no Tribunal Central de Instrução Criminal, onde estava até agora em exclusividade com dois processos.

Um deles é o processo Octapharma, ou da máfia do sangue, que tinha começado o debate instrutório e, por isso, terá que levá-lo até ao fim. O outro é a instrução do caso BES/GES, com os seus mais de 760 volumes, que o juiz chegou a classificar como o maior e mais complexo processo da história da justiça portuguesa.

Ivo Rosa foi promovido a juiz desembargador, ainda que com a colocação suspensa por causa de um processo disciplinar, por isso, o processo BES/GES fica entregue ao novo juiz que ocupará o lugar de Ivo Rosa.

O novo juiz tem agora a tarefa de decidir se Ricardo Salgado e outros 25 arguidos devem ou não ser julgados pela queda do BES e pela ruína de centenas de lesados. Decisão que terá de ser tomada até fevereiro, prazo imposto há três meses pelo Conselho Superior de Magistratura.

Últimas Notícias
Mais Vistos