Queda do BES

Caso BES: multas milionárias de Salgado sem hipótese de recurso

Ricardo Salgado já deve mais de 8 milhões de euros, sem hipótese de recurso, só das multas a que foi condenado. O ex-banqueiro encabeça a lista de devedores das coimas aplicadas pelo Banco de Portugal na última década.

Loading...

Ricardo Salgado e os antigos administradores do BES foram alvo de uma série de processos, assim que saíram da administração do banco.

Não foram apenas processos crimes, que ainda se arrastam na justiça como também aqueles instaurados pelos reguladores financeiros.

Só pelo Banco de Portugal, o antigo homem forte do BES foi condenado em seis processos pelo Tribunal da Concorrência, em Santarém e depois pelos tribunais superiores.

Ao que a SIC apurou cerca de quatro processos já transitaram em julgamento, ou seja, Ricardo Salgado perdeu em todas as instâncias sendo que não têm mais nenhuma hipótese de recurso.

Estas quatro multas milionárias definitivas ascendem a 8 milhões de euros e serão certamente das condenações mais altas aplicadas pelo Banco de Portugal nos últimos 10 anos que envolveram a banca e o sistema financeiro.

Dados enviados à SIC pelo supervisor mostram que dos quase 89 milhões de euros de multas, perto de um quarto da dívida pertence a Ricardo Salgado.

O ex-banqueiro já fez saber que não tem como pagar as multas e por diversas vezes, a defesa tem feito lembrar que os bens e as contas bancárias de Salgado estão todas arrestadas e que, agora, só tem direito a 1900 euros de pensão.

Sem o pagamento voluntário das coimas, a dívida passou para a execução.