Globos de Ouro

Júlio Isidro recebe Prémio Mérito e Excelência nos Globos de Ouro da SIC

Com uma carreira de 65 anos, destacou-se como uma das figuras mais marcantes da televisão portuguesa, tendo também deixado a sua marca na rádio e na literatura infantil. No discurso de agradecimento, Júlio Isidro recordou o seu percurso, sublinhou a importância dos profissionais da cultura e terminou com uma mensagem emotiva dirigida à família.

Loading...

Júlio Isidro foi o grande homenageado com o Prémio Mérito e Excelência na mais recente edição dos Globos de Ouro. Conhecido como o “Senhor Televisão”, soma 65 anos de carreira dedicados à comunicação, tendo-se estreado na RTP aos 15 anos. Desde então, manteve uma presença constante no panorama audiovisual português, tornando-se uma das figuras mais emblemáticas da televisão em Portugal.

Num discurso que prendeu a atenção de todos os que estavam na plateia do Coliseu dos Recreios, Júlio Isidro recordou o seu percurso como comunicador, desde os primórdios da adolescência, quando, com apenas 15 anos, foi selecionado para apresentar um programa da RTP.

"Júlio, ficaste em primeiro lugar, mas não entras porque és o mais feio. Fui para casa e, num gesto muito shakespeariano, atirei-me para a cama a chorar."

Destacou a importância dos profissionais da cultura, “que fazem da vida uma aventura” e que vivem numa constante incerteza, dependentes de trabalhos temporários e sem garantias de continuidade.

Sublinhou ainda a resiliência destes artistas, que nunca sabem se voltarão a ser chamados, mas continuam a dedicar-se com paixão à sua arte: "Ser provisório é sempre um estímulo."

Antes de terminar o seu discurso, deixou uma mensagem emotiva à família, em particular às filhas, que assistiam na plateia. Com palavras cheias de carinho e significado, sublinhou a importância de se manter ativo, para que nunca tenham de falar dele no passado, mas sempre no presente.

"Mantém-te em forma, para que as tuas filhas não digam 'o meu pai foi', 'o meu pai fez'. Não, não. O pai é e o pai faz. Isso é muito importante."

Uma voz inconfundível que continua a marcar um país inteiro

O apresentador, radialista e autor foi a cara de alguns dos programas mais marcante da televisão nacional, entre os quais: ‘O Passeio dos Alegres’, formato de variedades que deu a conhecer vários artistas nacionais. Mas é possível enumerar ainda programas como ‘Fungagá da Bicharada’, ‘Jardim das Estrelas’, ‘Amigo Público’, entre outros.

Já na rádio, Júlio Isidro iniciou o seu percurso na Rádio Clube Português, passando depois pela Rádio Comercial, onde apresentou o mítico programa ‘Febre de Sábado de Manhã’. Já na Antena 1, conduziu o programa semanal ‘A Ilha dos Tesouros’, e atualmente apresenta, juntamente com Paulino Coelho o formato Hotel Califórnia, na Rádio Renascença.

Ao longo da sua carreira entrevistou vários nomes de relevo nacional, mas não só. Júlio Isidro teve a oportunidade de conversar com estrelas internacionais como Dustin Hoffman, Meryl Streep, Vinícius de Moraes, Oprah Winfrey, Woody Allen, Mel Gibson, Harrison Ford, entre outros.

Além da rádio e da televisão, Júlio Isidro aventurou-se no mundo da literatura infantil, tendo lançado vários livros como ‘101 Histórias do Tio Julião para fazer oó’, ‘O Planeta de Cristal’, ‘Ideias Giras’, entre outros.

Atualmente é umas das vozes da RTP Memória e rostos de programas do canal como ‘Traz prá Frente’ e ‘Inesquecível’.

[Artigo atualizado às 01:32 do dia 29 de setembro]