O secretário-geral do PS propôs esta quarta-feira o ministro cessante de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, para ser o candidato dos socialistas ao cargo de presidente da Assembleia da República.
Segundo fonte socialista, esta proposta de António Costa para suceder a Ferro Rodrigues no segundo cargo da hierarquia do Estado português foi apresentada numa reunião com o novo Grupo Parlamentar do PS.
Na terça-feira, a conferência de líderes agendou a primeira reunião plenária da XV Legislatura para a próxima terça-feira, dia 29 de março, sessão em que os deputados vão proceder à eleição do novo presidente da Assembleia da República.
Os cargos anteriores de Augusto Santos Silva
Professor universitário, sociólogo, natural do Porto, Augusto Santos Silva foi ministro da Educação e da Cultura entre 2000 e 2002 no segundo executivo liderado por António Guterres.
Nos governos de José Sócrates (2005/2011), desempenhou as funções de ministro dos Assuntos Parlamentares e da Defesa Nacional.
No primeiro governo de António Costa (2015/2019) assumiu o cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros. Na legislatura que agora termina (2019/2022) passou a ser um dos quatro ministros de Estado do executivo, mantendo a pasta de Estado dos Negócios Estrangeiros.
Ferro Rodrigues, antigo secretário-geral do PS entre 2002 e 2004, foi presidente da Assembleia da República entre 2015 e 2021, mas nas últimas eleições legislativas não quis integrar a lista de candidatos a deputados dos socialistas.
Saiba mais:
- Oficial: são estes os 17 ministros do novo Governo
- Novo Ministério e sete caras novas: é esta a composição do mais curto (e feminino) Governo de Costa
- Marcelo sobre lista do novo Governo: “Soube pela comunicação social”
- Pedro Adão e Silva vai deixar cargo nas comemorações do 25 de Abril para assumir funções no Governo
- Um Governo “bastante renovado” com “nomes mais ligados ao aparelho socialista”
