Governo

Fernando Medina é o novo ministro das Finanças

23.03.2022 19:51

Lisbon mayor and socialist party candidate for the upcoming Portuguese local elections, Fernando Medina attends a political rally in Lisbon on September 24, 2021. – Portugal will hold local elections on September 26, 2021. (Photo by PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP) (Photo by PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images)

A proposta foi esta quarta-feira aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O ex-presidente da Câmara de Lisboa Fernando Medina foi o nome escolhido por António Costa para o cargo de ministro das Finanças.

Fernando Medina, antigo secretário de Estado dos governos de José Sócrates e presidente da Câmara de Lisboa entre 2015 e setembro de 2021, altura em que perdeu as eleições autárquicas para o social-democrata Carlos Moedas, sucede a João Leão na pasta das Finanças.

Membro do Secretariado Nacional do PS e apontado como um potencial sucessor de António Costa na liderança dos socialistas, Fernando Medina foi eleito deputado em quinto lugar pelo círculo eleitoral de Lisboa nas últimas eleições legislativas.

O economista, que tem um mestrado em Sociologia Económica, terá ao longo da legislatura de reduzir o défice, que disparou devido às medidas de mitigação das consequências da pandemia, depois do primeiro excedente orçamental, alcançado em 2019, quando Mário Centeno era titular da pasta.

SAIBA MAIS

Os ministros do novo Governo

Últimas Notícias