Governo

Rui Rio assegura que se irá manter afastado do processo de escolha do seu sucessor

O presidente do PSD foi questionado sobre o anúncio da candidatura de Luís Montenegro.

Rui Rio assegura que se irá manter afastado do processo de escolha do seu sucessor

O presidente do PSD assegurou esta terça-feira que se irá manter afastado do processo de escolha do seu sucessor na liderança, sem adiantar que nomes irá indicar para o Conselho de Estado.

À entrada para o primeiro plenário da XV legislatura, Rui Rio foi questionado sobre o anúncio da candidatura de Luís Montenegro, feito esta terça-feira.

“Não vou fazer nenhum comentário nem a esse candidato nem a qualquer um que possa aparecer. Vou obviamente manter-me afastado disso, era o que faltava estar a comentar candidatos e a intervir em eleições para escolher o meu sucessor”, disse.

Sobre os nomes que indicará para o órgão de consulta política do Presidente da República, Rui Rio – que atualmente tem assento no Conselho de Estado – remeteu a resposta para “a altura certa”, ou seja, quando forem marcadas as eleições para a indicação dos representantes do parlamento.

Questionado se a escolha do candidato a líder parlamentar anunciado na segunda-feira, Paulo Mota Pinto, não é “uma provocação” ao agora candidato à liderança Luís Montenegro, pelas tensões com apoiantes seus em vários Conselhos Nacionais, Rio considerou que “há sempre quem possa aplaudir ou achar isto ou aquilo”.

“É uma pessoa competente, com estatuto académico e social superior, foi sempre a minha preocupação ao escolher e fazer propostas, propor sempre soluções de credibilidade”, afirmou, remetendo para o próprio a pergunta se porá o lugar de líder parlamentar à disposição quando for eleito o próximo líder do PSD.

O atual presidente do PSD, que ocupa o cargo desde janeiro de 2018, já anunciou que deixará a liderança do partido depois da derrota nas legislativas de 30 de janeiro. As eleições diretas para escolher o seu sucessor foram marcadas em Conselho Nacional para 28 de maio e o Congresso vai realizar-se entre 1 e 3 de julho, no Porto.

Com LUSA

SAIBA MAIS

A PÁGINA GOVERNO