O Presidente da República abriu a porta de saída do Governo à secretária de Estado da Agricultura. Marcelo Rebelo de Sousa diz que Carla Alves é um “peso político negativo” e que deve fazer um “autoescrutínio”.
“O problema não é jurídico nem ético, para já. A questão é, politicamente, é evidente que é um peso político negativo”, afirmou o chefe de Estado.
Questionado sobre se a nova secretária de Estado deve demitir-se, Marcelo Rebelo de Sousa diz que “esse é um escrutínio que as pessoas devem formular sobre si próprias” e convida Carla Alves a fazer um auto escrutínio.
Carla Alves tem várias contas arrestadas
Carla Alves, que tomou posse esta quarta-feira, tem várias contas arrestadas, desde março de 2022, na sequência de uma investigação que visa o marido, ex-presidente da Câmara de Vinhais.
Além das contas conjuntas do casal, foram também arrestados bens móveis e imóveis.
Em 2017, o casal terá ganho cerca de 61 mil euros e acabou por ser depositar 107 mil nas contas conjuntas. O mesmo aconteceu nos anos abrangidos pela investigação, de 2013 a 2020.
O Ministério Público pediu o julgamento do antigo autarca de Vinhais, Américo Pereira, por alegados crimes de corrupção ativa e prevaricação.