O Presidente da República e o primeiro-ministro estão juntos em Espanha para a entrega do prémio Carlos V a António Guterres. É a primeira vez que se encontram desde o conflito que colocou Belém e São Bento de costas voltadas e, até agora, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa trocaram poucas palavras e estiveram quase sempre afastados.
Marcelo e Costa chegaram a Espanha em separado, tal como manda o protocolo. Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo rei de Espanha, recebeu António Costa para rapidamente o mandar embora.
Estiveram depois juntos num jantar oferecido pelo rei Filipe VI, sem grande troca de palavras e alguns sorrisos numa relação que quer parecer serena depois da tormenta dos últimos dias.
Primeiro reencontro após “raspanete” de Marcelo
Este é o primeiro encontro entre Marcelo e Costa, depois de o primeiro-ministro ter recusado a demissão do ministro das Infraestruturas contra a vontade do Presidente, o que mereceu um “raspanete” do chefe de Estado.
Desde aí, Costa tem dito que é preciso desdramatizar e Marcelo remete-se a um silêncio que diz merecer reflexão. Têm recusado falar sobre o conflito, mas a tensão entre São Bento e Belém é notória.
Antes de partirem para Espanha, receberam em separado o vice-presidente chinês e em nenhum momento fizeram declarações aos jornalistas.Esta é uma estratégia que mantêm no país vizinho, onde se reencontraram.