Governo

Governo +Próximo reúne-se no Porto a um dia do último Conselho de Ministros

A iniciativa, que inclui mais de cinco dezenas de ações em 15 concelhos do distrito, arranca com uma sessão na Câmara Municipal do Porto durante a qual será assinado com o município o acordo de descentralização na área da saúde.

Governo +Próximo reúne-se no Porto a um dia do último Conselho de Ministros
MIGUEL A. LOPES/LUSA

Primeiro-ministro, ministros e secretários de Estado iniciam, no distrito do Porto, mais uma edição do Governo +Próximo, que culmina na quinta-feira com a realização daquele que será o último Conselho de Ministros do Governo de António Costa.

A iniciativa, que inclui mais de cinco dezenas de ações em 15 concelhos do distrito, arranca com uma sessão na Câmara Municipal do Porto durante a qual será assinado com o município o acordo de descentralização na área da saúde.

Haverá ainda espaço na agenda para uma viagem de metro entre a Estação da Trindade e a Casa da Música para "assinalar simbolicamente a entrada em operação da nova frota do Metro do Porto" e a encerrar o dia realiza-se uma reunião do Conselho de Concertação Territorial (CCT) seguida da assinatura de cinco contratos programa com as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

Os vários ministros do Executivo socialista, bem como António Costa, estarão divididos por vários locais e participarão em diversas iniciativas, tal como explica a jornalista da SIC, Márcia Silva Gonçalves.

O Governo +Próximo termina na quinta-feira com a realização da última reunião do Conselho de Ministros antes da formalização pelo Presidente da República da demissão do Executivo, que passa estar limitado à prática dos atos estritamente necessários para gestão dos negócios públicos.

O primeiro-ministro António Costa apresentou a demissão ao Presidente da República em 7 de novembro, na sequência de um inquérito judicial no Supremo Tribunal de Justiça em que é visado, tendo o chefe de Estado aceitado a demissão e anunciado que irá dissolver o parlamento em janeiro e marcar eleições legislativas antecipadas para 10 de março.

Com Lusa