Se a moção de confiança for rejeitada, Marcelo promete agir "o mais rápido possível" e admite eleições em maio
PAULO NOVAIS/LUSA

Terminado

Governo

Se a moção de confiança for rejeitada, Marcelo promete agir "o mais rápido possível" e admite eleições em maio

O Parlamento debateu e chumbou, como previsto, a moção de censura do PCP ao Governo. Mas a crise política está longe de terminar. Vem aí mais uma moção, desta vez de confiança. O anúncio foi feito no Parlamento pelo primeiro-ministro, sustentando que, em caso de chumbo, a " antecipação das eleições é um mal necessário" porque "mais vale dois meses de suspensão da estabilidade, do que um ano e meio de paralisia". O Presidente quebrou o silêncio sobre a crise política e prometeu agir "o mais rápido possível" se moção de confiança for rejeitada.

Todo o direto

Moção de confiança pode fazer cair o Governo: o PS ainda pode 'salvar' Montenegro?

Loading...

Em entrevista na Edição da Noite, da SIC Notícias, o deputado socialista António Mendonça Mendes lembra que foi o PS que permitiu ao Governo governar neste último ano.

Esquerda responsabiliza Montenegro por levar o país a eleições

Loading...

O BE, o PCP, o Livre e o PAN responsabilizam o primeiro-ministro por querer levar o país a eleições para fugir a esclarecimentos sobre a empresa familiar. Dizem que Luís Montenegro está ferido de legitimidade para ser candidato e que as eleições não o vão salvar do apuramento de responsabilidades.

PS e Chega vão votar contra a moção de confiança

Loading...

A oposição acusa o primeiro-ministro de fugir ao escrutínio do Parlamento. O Chega e o PS anunciaram que vão votar contra a moção de confiança.

António Leitão Amaro sobre crise política em Portugal

Loading...

"Não recebi um cêntimo sequer": Montenegro garante que não acumulou nada desde que foi eleito líder do PSD

Loading...

O primeiro-ministro reiterou que "não foi avençado de ninguém" desde que assumiu as funções de líder do PSD, salientando que o seu Governo interpôs um recurso para travar uma indemnização de 18 milhões de euros à Solverde.

Nuno Melo assume que não quer eleições e fala em “crise política escusada”

O líder do CDS deixas críticas à oposição, que acusa de taticismo egoísta. Se houver eleições, o também ministro da Defesa assegura o compromisso com o projeto da Aliança Democrática e quer que lhe seja feita "justiça" nas urnas.

Crise política instalada: o que vai acontecer agora?

Loading...

Veja aqui o "Linhas Vermelhas" completo, com Miguel Prata Roque e Miguel Morgado. Em análise, o chumbo da moção de censura e o que se segue.

De Mário Soares a Luís Montenegro: as moções de confiança que derrubaram governos

Loading...

O Parlamento debateu e chumbou, como previsto, a moção de censura do PCP ao Governo. Mas a crise política está longe de terminar. Vem aí mais uma moção, desta vez de confiança, que poder fazer cair o Executivo de Luís Montenegro.

“Estamos a tratar os portugueses como se fossem estúpidos”

Loading...

Depois de chumbada a moção de censura e a caminho de uma moção de confiança, Miguel Prata Roque critica o ‘chutar’ de responsabilidades pela crise política e sublinha que este passa-culpas é “brincar com os portugueses”.

Sem surpresas, moção de censura chumbada pelo Parlamento

O Parlamento debateu e chumbou, como previsto, a moção de censura do PCP ao XIV Governo. Mas a crise política está longe de terminar. Vem aí, mais uma moção, desta vez, de confiança.